Uelzen comemora 50 anos do porto: uma retrospectiva dos sucessos e do futuro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Uelzen comemora 50 anos de operações portuárias no Canal Lateral do Elba: desenvolvimento bem-sucedido com 603.000 toneladas de movimentação em 2022.

Uelzen feiert 50 Jahre Hafenbetrieb am Elbe-Seitenkanal: Erfolgreiche Entwicklung mit 603.000 Tonnen Umschlag im Jahr 2022.
Uelzen comemora 50 anos de operações portuárias no Canal Lateral do Elba: desenvolvimento bem-sucedido com 603.000 toneladas de movimentação em 2022.

Uelzen comemora 50 anos do porto: uma retrospectiva dos sucessos e do futuro!

No dia 31 de agosto de 2025, uma celebração muito especial foi celebrada no porto de Uelzen: o 50º aniversário do porto foi comemorado com numerosos convidados, incluindo o Administrador Distrital Dr. Heiko Blume e o Prefeito Jürgen Markwardt, comemorados vigorosamente. Bastian Niggemeier, Diretor Geral da Port Logistics Uelzen GmbH, abriu as comemorações e contou a emocionante história do porto, que foi fundado em 1975 pela cidade hanseática, pelo distrito de Uelzen e pela Rhenus WTAG. Nas últimas cinco décadas, o porto tornou-se uma parte indispensável da economia regional.

A localização do porto no Canal Lateral do Elba torna-o um importante centro para o tráfego de mercadorias. Por ser um porto paralelo com cais de 400 metros de comprimento e profundidade de água de 4 metros, é facilmente acessível para embarcações de navegação interior classe 5b. Além disso, o Canal Lateral do Elba liga Uelzen aos grandes portos marítimos de Hamburgo e Lübeck, bem como aos mais importantes centros industriais e comerciais do norte da Alemanha. Alto Economia Uelzen Uelzen movimenta mais de 450.000 toneladas anualmente, sendo transportados produtos a granel, como carvão, grãos e materiais de construção.

Marcos no desenvolvimento portuário

Um episódio interessante na história do porto foi o rompimento da barragem perto de Lüneburg em 1976, que levou ao fechamento temporário do canal. Porém, as operações portuárias foram retomadas em 24 de junho de 1977 após medidas de segurança necessárias. Desde então, o porto continuou a se desenvolver. Já em 1986, a marca de produção de 100.000 toneladas foi ultrapassada anualmente; em 2014, o porto atingiu impressionantes 400 mil toneladas. Em 2022, foi alcançado um volume máximo de movimentação de 603.000 toneladas, tornando o porto o porto com maior movimentação no Canal Lateral do Elba AZ on-line relatado.

Não só a quantidade, mas também o tipo de envelope mudou ao longo dos anos. 65% da carga hoje é transportada por embarcações fluviais, e duas vias paralelas e uma extensa área de transbordo estão disponíveis para o tráfego de superfície. O foco está em mercadorias a granel, mas também é possível movimentar mercadorias pesadas e contêineres.

Infraestrutura importante para a região

O porto de Uelzen, descrito como um reflexo do distrito, desempenha um papel crucial na economia regional. “O porto é a nossa tábua de salvação”, afirma o Administrador Distrital Dr. Blume, destacando a importância da infra-estrutura portuária. Com as suas ligações diretas à rede ferroviária e a capacidade de transportar grandes quantidades de mercadorias, o porto não só fortaleceu a economia de Uelzen, mas também deu um contributo significativo para o desenvolvimento de toda a região.

A importância do porto para a região económica também é demonstrada pelo facto de ter alcançado números de movimentação consistentemente elevados nos últimos anos, oscilando em torno da marca das 500.000 toneladas. A combinação de transporte aquaviário, ferroviário e rodoviário significa que Uelzen é atraente para muitas empresas de logística.

Portanto, o futuro do porto parece brilhante. Um maior crescimento e novos projetos mostrarão como o porto de Uelzen pode se manter no ambiente dinâmico da navegação interior. Os cidadãos e as empresas da região podem esperar ver onde o percurso do porto nos levará nos próximos 50 anos. Alto Estatista A questão da movimentação de mercadorias no transporte fluvial continua a ser um ponto central para o desenvolvimento económico do norte da Alemanha.