Alarme no canteiro de obras: pessoas desconhecidas roubam carregadeiras de rodas e pulverizam pontes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 9 de julho de 2025, a polícia de Vechta informou sobre furtos e acidentes de trânsito na região, incluindo um grave furto em um canteiro de obras.

Am 9.07.2025 berichtet die Polizei Vechta über Diebstähle und Verkehrsunfälle in der Region, darunter ein schwerer Baustellendiebstahl.
Em 9 de julho de 2025, a polícia de Vechta informou sobre furtos e acidentes de trânsito na região, incluindo um grave furto em um canteiro de obras.

Alarme no canteiro de obras: pessoas desconhecidas roubam carregadeiras de rodas e pulverizam pontes!

Uma onda de crimes em canteiros de obras está causando agitação na região em torno de Vechta e Cloppenburg. Em 9 de julho de 2025, a delegacia de polícia de Cloppenburg/Vechta relatou vários incidentes que mostram que roubos e vandalismo em canteiros de obras são comuns. Entre 2 e 7 de julho, foram furtados num estaleiro uma caçamba de carregadeira de rodas e um garfo de carregadeira de rodas no valor de cerca de 3.000 euros. A polícia de Vechta receberá informações sobre isso pelo telefone 04441/943-0.

Mas não é apenas o roubo que é um problema. Em Bakum, entre 5 e 7 de julho, autores desconhecidos pulverizaram pilares de uma ponte num estaleiro da A 1, causando danos estimados em cerca de 2.000 euros. Também aqui os investigadores contam com informações que podem ser recebidas pelo telefone 04446/959710.

Riscos de segurança em canteiros de obras

O que torna a situação nos estaleiros de construção ainda mais explosiva são os numerosos riscos de segurança que acompanham tais incidentes. O crime nos canteiros de obras pode não só causar perdas financeiras, mas também ameaçar a segurança dos trabalhadores e dos transeuntes. Materiais perdidos e ferramentas roubadas podem impactar significativamente os projetos. De acordo com Haufe, cerca de 90% das empresas do setor sofrem roubo, o que representa uma séria ameaça às operações.

Um problema fundamental é o crescente profissionalismo das atividades criminosas. Isto também é demonstrado pelo atual Bauwatch Crime Report 2024, que afirma que dois terços dos inquiridos conseguiram observar um aumento na criminalidade nos locais de construção. As pequenas empresas artesanais e os empresários independentes são particularmente afetados, pois muitas vezes não dispõem de recursos para implementar medidas de segurança abrangentes.

Estratégias de prevenção

Então, o que as empresas podem fazer para proteger melhor os seus locais de construção? Medidas preventivas são essenciais. Estas incluem, entre outras coisas, a utilização de vedações de construção equipadas com protecção contra escalada, bem como a instalação de câmaras e sistemas de alarme. Uma boa iluminação também garante que potenciais perpetradores sejam dissuadidos. Isto não se aplica apenas em termos de eficiência económica, mas também na responsabilidade pela segurança dos trabalhadores, que muitas vezes sofrem de stress psicológico quando o seu trabalho está em risco.

Um conceito de segurança abrangente pode ajudar a reduzir o elevado nível de danos – segundo estimativas, mais de 80 milhões de euros anuais na Alemanha. Medidas como controlos de acesso e verificações regulares de inventário não devem ser negligenciadas. Em última análise, a documentação de todos os incidentes deverá ajudar a resolver as reclamações mais rapidamente e a reportá-las às autoridades.

A situação nos canteiros de obras da região continua tensa, o que também se reflete nos últimos relatos de acidentes de trânsito. Em Damme, por exemplo, ocorreu um acidente de trânsito no dia 8 de julho, no qual um motorista desconhecido danificou um VW Passat cinza no estacionamento do centro de saúde. Incidentes semelhantes também ocorreram em Vechta, onde dois veículos foram afetados por utentes desconhecidos da estrada.

A polícia apela ao público para estar vigilante e reportar imediatamente quaisquer observações suspeitas. Esta é a única maneira de reagirmos juntos ao aumento da criminalidade antes que ocorram mais danos.”