Colheita de framboesa 2025: Norte da Alemanha conquista campos e túneis!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A colheita da framboesa começa em Vechta, enquanto técnicas de cultivo inovadoras promovem o cultivo protegido. Qualidades frescas e regionais em foco.

Die Himbeerernte in Vechta beginnt, während innovative Anbautechniken den geschützten Anbau fördern. Frische, regionale Qualitäten im Fokus.
A colheita da framboesa começa em Vechta, enquanto técnicas de cultivo inovadoras promovem o cultivo protegido. Qualidades frescas e regionais em foco.

Colheita de framboesa 2025: Norte da Alemanha conquista campos e túneis!

A colheita da framboesa realmente ganhou força no norte da Alemanha. Com os primeiros frutos do campo aberto e os populares campos de auto-colheita, o prazer fresco está novamente na ordem do dia. Alto Gabot As framboesas provenientes de cultivo protegido, por exemplo em politúneis e estufas, também estão disponíveis no comércio retalhista de produtos alimentares.

A nível regional, pode-se observar que o cultivo está cada vez mais a mudar dos campos abertos para o cultivo protegido. Esta tendência consolidou-se por um bom motivo: novos métodos de cultivo oferecem a possibilidade de fornecer framboesas na qualidade e quantidade exigidas de maio a setembro. Felix Koschnick, da Câmara de Agricultura da Baixa Saxônia (LWK), explica que a colheita nos túneis já está a todo vapor.

Desafios e oportunidades no cultivo

Mas se você acha que cultivar framboesas é brincadeira de criança, você está errado. Os desafios estão aumentando, principalmente devido às mudanças nas condições climáticas e à incômoda mosca do vinagre de cereja, uma praga que dificulta a vida dos agricultores. No entanto, o cultivo protegido está em expansão: em 2023, impressionantes 76% das framboesas colhidas vieram desta forma de cultivo, um aumento significativo em comparação com apenas 30% em 2015, relata. Rede de frutas.

Para atender à crescente demanda e exigências, as empresas ampliam continuamente as áreas de cultivo protegido. No período de 2015 a 2024, a área cultivada crescerá cerca de 31 hectares anualmente, o que corresponde a um aumento de quase 9%. Em 2024, as framboesas foram cultivadas em estufa em 454 hectares, um aumento de 4% face ao ano anterior.

Características regionais e balanço de CO2

Os centros de cultivo de framboesa na Baixa Saxônia estendem-se pelo distrito de Vechta, especialmente em Langförden, e pelo Stader Geest, ao sul de Altes Land. Em toda a planície do norte da Alemanha, cerca de 62 empresas cultivam framboesas num total de 70 hectares. Particularmente agradável do ponto de vista ambiental: as framboesas alemãs pontuam com um melhor balanço de CO2 e menor consumo de água em comparação com as importações de Espanha, Marrocos e Portugal, de acordo com a avaliação Gabot.

Os consumidores estão dispostos a percorrer distâncias maiores para colher diretamente as frutas mais frescas. O hobby popular de escolher você mesmo as coisas tornou-se firmemente estabelecido no norte da Alemanha. Em 2022, 34 empresas na Baixa Saxónia conseguiram colher 99 toneladas de framboesas em 41 hectares ao ar livre. Um ano depois, os números mostram um aumento para 117 toneladas com 37 explorações e 48 hectares.

Mesmo no cultivo protegido, os números de 2023 mostram uma evolução positiva: 16 empresas cultivaram uma área de 63 hectares e colheram cerca de 782 toneladas de framboesas. Este é um grande sucesso para os agricultores e um sinal de que a boa mão para o cultivo da framboesa na região não é apenas uma tendência, mas o futuro da fruta doce.

No geral, a framboesa não é apenas uma iguaria deliciosa, mas também um importante factor económico no norte da Alemanha. Então, aproveite as frutas recém colhidas!