100 milhões de euros para a Bundesliga feminina: um novo começo é iminente!
Em 6 de novembro de 2025, o Wolfsburg venceu o Union Berlin por 4 a 1. A DFB está planejando 100 milhões de euros para profissionalizar a Bundesliga feminina.

100 milhões de euros para a Bundesliga feminina: um novo começo é iminente!
Num desenvolvimento emocionante para o futebol feminino na Alemanha, a Bundesliga feminina será aumentada para 14 equipas a partir da próxima época. A DFB está a avançar com ousadia e planeia fornecer apoio financeiro de 100 milhões de euros durante um período de oito anos no próximo Bundestag da DFB em Frankfurt. Isto significa que são orçamentados anualmente 12,5 milhões de euros. Isto está no centro da discussão sobre a profissionalização da liga, que o presidente Bernd Neuendorf considera essencial para aumentar a competitividade e melhorar as estruturas desportivas. ZDF informa que...
Mas nem todos na liga estão entusiasmados. Alguns dirigentes de clubes expressam preocupações sobre o uso e controle dos fundos. É perceptível que o apetite pela mudança é grande, mas as preocupações com a participação e com a transparência das decisões continuam presentes. Christian Wück, selecionador da seleção feminina, vê o investimento como positivo e acredita que é necessário para não ficar para trás nas competições internacionais. taz acrescenta que…
O lado esportivo
Também há desenvolvimentos emocionantes em campo: depois de uma vitória convincente por 6-0 sobre o 1. FC Nürnberg, o Bayern de Munique continua a liderar a tabela. O técnico José Barcala elogiou o desempenho da sua equipe e descreveu-o como um dos melhores da temporada. Também há motivos para estar feliz em Wolfsburg, já que a equipe conseguiu uma vitória convincente por 4-1 sobre o Union Berlin, após uma desvantagem de 0-1. As melhorias de desempenho dos clubes certamente serão postas à prova nos próximos jogos da Liga dos Campeões.
Investimentos e desafios
O novo âmbito financeiro cria um sentimento de otimismo, mas também desafios. Os clubes exigem que invistam fundos próprios entre 300 e 700 milhões de euros para iniciar melhorias infraestruturais. O volume de negócios total da liga ronda atualmente os 31 milhões de euros, com um défice médio alarmante de mais de dois milhões de euros por clube. Isto realça a urgência do planeamento e da acção. ZDF destaca que...
Por último, mas não menos importante, o novo calendário com dez jornadas nos meses frios e apenas quatro jornadas na primavera apresenta grandes desafios aos clubes. As ausências relacionadas com lesões estão a aumentar e alguns dirigentes questionam-se se a expansão para 14 equipas poderá ter aberto melhores opções organizacionais. Os críticos das federações regionais apelam a mais apoio e a uma estratégia sustentável por parte da DFB, enquanto os clubes da Bundesliga estão cada vez mais a desbravar novos caminhos no futebol feminino por conta própria.
Com a planeada conversão da liga numa empresa independente (FBL GmbH), a profissionalização está ao nosso alcance. Mas o caminho é difícil e resta saber se todos os envolvidos se unirão. Porém, uma coisa é certa: o futebol feminino tem potencial para ser muito popular nos próximos anos. É apenas uma questão de tomar as medidas certas e converter o interesse existente em sucesso sustentável.
Fique ligado, manteremos você atualizado sobre todos os desenvolvimentos da Bundesliga feminina!