Um ano de ALS-Wölfe-Mobil: excursões gratuitas para os afetados!
A ALS-Wölfe-Mobil comemora seu primeiro aniversário em 1º de julho para oferecer excursões gratuitas para pessoas afetadas pela ELA e suas famílias.

Um ano de ALS-Wölfe-Mobil: excursões gratuitas para os afetados!
A ALS-Wölfe-Mobil comemora seu aniversário de um ano em 1º de julho e é uma questão importante para muitas das pessoas afetadas. Este veículo especial é oferecido pela Fundação Krzysztof Nowak, que foi lançado em 2002 para apoiar pessoas que sofrem de esclerose lateral amiotrófica (ELA). O Volkswagen Caddy especialmente convertido e equipado já viaja pela região há mais de um ano e tem um propósito muito especial.
O ALS-Wölfe-Mobil dirige-se não apenas aos próprios doentes, mas também aos seus familiares. A melhor parte? O veículo pode ser emprestado gratuitamente para excursões e férias. Cada vez mais pessoas têm conhecimento desta oferta, e a procura tem aumentado constantemente desde que foi anunciada. Especialmente nos meses quentes, o veículo raramente fica sem uso e o feedback positivo dos utilizadores fala por si. Muitas pessoas relatam as vantagens que o celular oferece – realmente há algo aí!
Parte integrante da comunidade
A oferta da ALS-Wolfe-Mobil é vista como um grande enriquecimento para as pessoas afetadas e suas famílias. Não só ajuda a melhorar a qualidade de vida, mas também cria experiências inesquecíveis. A Fundação Krzysztof Nowak, em homenagem ao ex-jogador do VfL Wolfsburg Krzysztof Nowak, que morreu de ELA em 2005, estabeleceu-se com um lema claro: “Ajuda rápida, sem muita burocracia”. A fundação persegue esse objetivo desde a sua fundação e oferece doações financeiras em diversas áreas da vida, a fim de facilitar a vida dos pacientes e de quem os rodeia.
Um conselho consultivo composto por três pessoas aconselha sobre as atividades e o uso dos fundos da fundação. Wolfgang Hotze e Roy Präger do VfL Wolfsburg e Reiner Müller do Deutsche Bank AG estão empenhados em garantir que os fundos cheguem onde são mais necessários. Afinal, a ELA é uma doença traiçoeira que ataca extensivamente o corpo, enquanto as funções intelectuais permanecem praticamente inalteradas.
Atenção através do Desafio do Balde de Gelo
A fim de aumentar a conscientização sobre a doença ELA, houve campanhas em grande escala, como o Desafio do Balde de Gelo, no passado. No verão de 2014, isto comoveu milhares de pessoas em todo o mundo, inclusive na Alemanha, e criou uma onda de solidariedade. O desafio, que teve origem nos EUA, resultou numa quantidade significativa de doações para a investigação da ELA e para instituições de caridade locais, incluindo a Fundação Krzysztof Nowak. Celebridades como Manuel Neuer e Sigmar Gabriel apoiaram as ações e ajudaram na conscientização sobre a doença.
Embora o Desafio do Balde de Gelo tenha criado entusiasmo a curto prazo, a luta contra a ELA e o apoio às pessoas afetadas continuam a ser um esforço a longo prazo, apoiado por iniciativas como a ALS Wolves Mobile e o trabalho da Fundação Krzysztof Nowak. Mais informações sobre a fundação podem ser encontradas no site do VfL Wolfsburg.