A volta de Giulia Gwinn: Bayern assume a liderança e critica ARD!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O FC Bayern de Munique derrotou o VfL Wolfsburg por 3-1. Giulia Gwinn está comemorando o retorno e pede mais atenção da mídia para o futebol feminino.

FC Bayern München besiegt den VfL Wolfsburg 3:1. Giulia Gwinn feiert Comeback und fordert mehr mediale Aufmerksamkeit für Frauenfußball.
O FC Bayern de Munique derrotou o VfL Wolfsburg por 3-1. Giulia Gwinn está comemorando o retorno e pede mais atenção da mídia para o futebol feminino.

A volta de Giulia Gwinn: Bayern assume a liderança e critica ARD!

A Bundesliga de futebol feminino mostrou seu melhor time no último fim de semana. Giulia Gwinn comemorou um retorno brilhante, finalmente de volta aos gramados após meses de lesão no FC Bayern de Munique. No emocionante jogo contra o VfL Wolfsburg, disputado diante de 12.495 espectadores na VW Arena, o Bayern trabalhou muito para a vitória por 3-1 e assim subiu ao topo da tabela. Gwinn e a sua equipa tinham algo a compensar após a surpreendente derrota por 7-1 frente ao FC Barcelona na Liga dos Campeões - e fizeram-no de forma impressionante. O Merkur relata um jogo que cativou os espectadores e causou verdadeiro entusiasmo.

Os artilheiros do Bayern foram Klara Bühl, que marcou aos 27 minutos, Momoko Tanikawa, que marcou aos 57 minutos, e Alara Sehitler, que finalizou o jogo aos 90 + 5 minutos. Um momento especial foi o empate de Janina Minge para o Wolfsburg logo após o intervalo, mas não foi suficiente para arrancar a vitória ao Bayern. O Wolfsburg, que até então estava invicto nesta temporada, sofreu agora a primeira derrota e o primeiro gol sofrido este ano.

É necessária atenção da mídia

Giulia Gwinn aproveitou a oportunidade para chamar a atenção para um tema importante: a representação mediática do futebol feminino. Em uma declaração clara, ela criticou a ARD pela decisão de transmitir o clássico do norte entre Werder Bremen e Hamburger SV na TV aberta, em vez do tão aguardado duelo entre Bayern e Wolfsburg. “Este é um clássico do futebol feminino”, enfatizou Gwinn e pediu mais atenção para a liga feminina. Este tópico também é abordado em um artigo sobre Media Bubble, que destaca os desafios da percepção midiática das atletas femininas. O futebol feminino tornou-se mais importante nos últimos anos, mas os estereótipos e preconceitos persistem.

Esta sub-representação mediática também se reflecte no pequeno número de transmissões em directo dos jogos femininos da Bundesliga na televisão. A partir da época 2023/24, no entanto, as emissoras públicas como a ARD e a ZDF também transmitirão jogos e, assim, contribuirão para tornar o futebol feminino acessível a um público mais vasto. Melhorar a cobertura mediática é de grande importância para a igualdade no desporto.

No foco dos treinadores e seleccionadores nacionais

Com Gwinn de volta ao jogo, a situação também interessa ao seleccionador nacional Christian Wück, que em breve anunciará a sua convocatória para a meia-final da Liga das Nações, frente à França. O retorno da versátil jogadora é oportuno, pois sua experiência e liderança são inestimáveis ​​para a seleção nacional.

Após o jogo, o treinador José Barcala elogiou a força de carácter dos seus jogadores e revelou que o Bayern cresceu unido como equipa após a amarga derrota em Barcelona. A euforia e a solidariedade são palpáveis ​​e dão ao Bayern esperança de uma temporada de sucesso.

O futebol feminino na Alemanha ainda pode enfrentar desafios, mas os avanços na cobertura mediática e a amplitude de talentos na liga prometem um futuro emocionante. Um bom motivo para assistir aos jogos femininos com mais frequência e não apenas prestar atenção ao futebol masculino - e isso não se aplica apenas ao Bayern, mas a toda a liga! Uma olhada no que está acontecendo e nos desenvolvimentos no futebol feminino mostra que algo está definitivamente acontecendo aqui. Resta esperar que o número de espectadores continue a aumentar e que os jogadores obtenham o reconhecimento que merecem.