Crise do Biomarkt: lojas de alimentos naturais fecham linhas em sh!
Crise do Biomarkt: lojas de alimentos naturais fecham linhas em sh!
Lübeck, Deutschland - A paisagem das lojas de alimentos naturais em Schleswig-Holstein está mudando rapidamente. Em particular, cerca de 15 % dos mercados de bioma gerenciados pelo proprietário tiveram que fechar suas portas desde 2022, uma tendência que chegou a 20 % em todo o país. As razões para esses desenvolvimentos desagradáveis são variados. Um dos principais fatores é o sucessor incerto das lojas e os crescentes custos de pessoal, que se esforçam particularmente e as empresas gerenciadas pelo proprietário. Estes relatórios ndr .
A competição também não dorme: redes de supermercados e descontos adicionaram produtos orgânicos maciços à faixa nos últimos anos. Como resultado, muitos consumidores preferem usar os fornecedores comuns ao fazer compras, especialmente em tempos de inflação quando a economia vem em primeiro lugar. De acordo com o NDR, muitos estão procurando Corders: por dentro ao comprar alimentos orgânicos, de acordo com uma boa relação preço-desempenho. Um exemplo disso é o Hofladen Klostersee, que descobriu especificamente que os consumidores estão cada vez mais prestando atenção ao preço ao fazer compras.
Nos últimos anos, a dinâmica do mercado também mudou. Os observadores atenciosos da indústria veem que produtos orgânicos, como frutas e vegetais frescos, são menos procurados, enquanto produtos de longa duração, como massas e refeições prontas, registram um crescimento notável. O aumento de [] aproximadamente 5 % nas vendas do biomarkt alemão em 2023 também mostra que muitos consumidores ainda apreciam produtos valiosos [Süddeutsche] (https://www.sueddeutsche.de/wirtschaft/bio- lebensmarkt-prozent-li.3174655.
Desafios e oportunidades para lojas de alimentos naturais
Apesar dos desafios, há uma luz no fim do túnel. As lojas orgânicas devem comercializar mais através das mídias sociais e através de narrativas para abordar grupos -alvo mais jovens. O Demeter Baker Dirk Öllerich, a venda estável de pão orgânico, também vê novas maneiras de comercializar para não estar sob a concorrência.
Para a Cooperativa de Landwege em Lübeck, que recentemente teve que fechar um ramo, a adaptação ao mercado é uma necessidade urgente. Os membros enfatizam a importância de enfrentar as mudanças no mercado orgânico e encontrar maneiras inovadoras de alcançar os clientes. Martina Andres, da Landwege, observa que o número de funcionários em lojas de alimentos naturais geralmente é maior que o número de clientes, o que aumenta ainda mais a carga financeira.
Cidades menores são significativamente mais afetadas pelo fechamento. Nessas regiões, muitas vezes não há interesse em investir em lojas orgânicas quando os descontos e as grandes redes têm tantas ofertas. Os consumidores estão dispostos a gastar mais com comida de alta qualidade, mas apenas se as circunstâncias estiverem certas. Um grande problema é a falta de funcionários, que também põe em risco a qualidade de conselhos em lojas de alimentos naturais, porque muitas empresas têm dificuldade em encontrar funcionários qualificados.
Olhe para o futuro
As perspectivas de recuperação do mercado também parecem estar em perspectiva com os mais recentes aumentos de vendas. Apesar da alta inflação que levou o mercado ao menos pela primeira vez em 2022, os primeiros nove meses de 2024 mostram vendas totais com crescimento de mais de cinco por cento. Isso significa que o interesse em alimentos orgânicos retorna à boa forma antiga? Esta questão permanece emocionante e requer observação constante do mercado para reconhecer tendências desde o início e reagir de acordo.
Um desenvolvimento positivo mostra, por exemplo, na loja orgânica Schwammerl em Erbendorf, que foi inaugurada apenas em março de 2023. Michael Wildenauer, o proprietário, traz uma lufada de ar fresco à indústria com um foco claro na regionalidade e oferece uma seleção da Baviera ou da Alemanha. Ele já fornece quatro jardins de infância e atua na comunidade, o que lhe rendeu um aumento de 20 % no ano atual. Apesar do sucesso, a recuperação do pessoal continua sendo um desafio porque ele também tem dificuldade em recrutar mini -trabalhadores com conhecimento especializado. Mas seu compromisso e o apoio de voluntários mostram que você pode ter sucesso com uma boa mão e referência regional em tempos de tempestades.
Details | |
---|---|
Ort | Lübeck, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)