Habeck inicia uma nova fase de sua vida: carreira planejada na Dinamarca!
Robert Habeck, ex-ministro da Economia, está a planear um novo começo na Dinamarca em 2025 e fala sobre o seu futuro como professor visitante.

Habeck inicia uma nova fase de sua vida: carreira planejada na Dinamarca!
Robert Habeck, antigo Ministro Federal da Economia e Vice-Chanceler da República Federal da Alemanha, está a planear uma reviravolta emocionante na sua carreira. No futuro, ele quer trabalhar no Instituto Dinamarquês de Estudos Internacionais em Copenhague, conforme relatórios fr.de. Numa altura em que se retira da cena política, gostaria também de lecionar como professor visitante em várias universidades não europeias e de aparecer como orador freelance. Os planos que publicou no Diário Federal sugerem que suas experiências e insights também serão procurados internacionalmente.
Suas habilidades linguísticas são úteis: Habeck fala dinamarquês fluentemente e passou algum tempo em Roskilde durante seus estudos. Isto poderia facilitar-lhe a entrada no mundo académico na Dinamarca. O governo federal não levantou objecções aos seus novos planos, o que sublinha ainda mais as suas intenções em Copenhaga. De acordo com a Lei dos Ministros Federais, os ex-ministros estão teoricamente proibidos de assumir novos cargos se os interesses públicos forem afetados, mas no caso de Habeck não houve objeções.
Retirada política e novos caminhos
Habeck decidiu aceitar o seu mandato no Bundestag para o círculo eleitoral de Flensburg-Schleswig depois de mais de 400.000 cidadãos o terem solicitado a fazê-lo. Ele já havia anunciado sua retirada da liderança do partido em junho de 2025, o que foi uma reação à pressão política após o fraco resultado eleitoral dos Verdes, de apenas 11,6 por cento. Houve também rumores sobre um possível professor convidado na elite americana da Universidade de Berkeley, que sublinham as suas ambições no ensino internacional.
Em abril, Habeck havia planejado originalmente retirar-se do Bundestag durante as férias de verão, o que causou agitação no Partido Verde. Para dissipar estes rumores, tornou-se membro da Comissão dos Negócios Estrangeiros - um movimento que demonstrou a sua presença política. A partir de outubro está planejando uma série de debates intitulada “Habeck live” no Berliner Ensemble para continuar presente na discussão política.
Uma olhada no passado de Habeck
Nascido em Lübeck, esteve ativamente envolvido no cenário político da Alemanha desde 2002 e foi presidente federal do Partido Verde juntamente com Annalena Baerbock de 2018 a 2022. Sempre fez campanha pela energia sustentável e pela reestruturação do sistema energético alemão. Os seus livros, como “A Década da Decisão: Alemanha 2030”, demonstram um claro foco político nas energias renováveis e na proteção ambiental, temas que sempre estiveram no seu coração.
O envolvimento de Habeck nas redes sociais mostra o quão importante é para ele o contato com o público. Lá ele se comunica regularmente com seus seguidores e compartilha suas idéias sobre os desafios atuais. Apesar de algumas críticas centradas no seu estilo político, para muitos ele continua a ser um modelo de comunicação clara e responsabilidade ecológica.
Os próximos meses serão sem dúvida emocionantes para Robert Habeck e seus novos planos. Na Dinamarca, ele fornecerá insights sobre sua carreira política e transmitirá seus conhecimentos não apenas como cientista, mas também como palestrante e professor.