AIDA Cruises cancela temporada do Oriente: viaje de Kiel em vez de Dubai!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

AIDA Cruises está cancelando a temporada Oriente da AIDAprima para 2025/26 e, em vez disso, oferece novas rotas de Kiel e das Ilhas Canárias.

AIDA Cruises sagt die Orient-Saison der AIDAprima für 2025/26 ab und bietet stattdessen neue Routen ab Kiel und zu den Kanaren an.
AIDA Cruises está cancelando a temporada Oriente da AIDAprima para 2025/26 e, em vez disso, oferece novas rotas de Kiel e das Ilhas Canárias.

AIDA Cruises cancela temporada do Oriente: viaje de Kiel em vez de Dubai!

Uma tempestade está se formando – não apenas nas vastas águas do Oriente, mas também no mundo dos cruzeiros. AIDA Cruises ganhou as manchetes com uma decisão surpreendente para a temporada de inverno 2025/26: os cruzeiros do Oriente da AIDAprima foram cancelados. Isto afecta tanto as viagens planeadas como as viagens de transferência no Outono de 2025 e na Primavera de 2026. As incertezas na situação política no Médio Oriente levaram a AIDA a dar este passo. A plataforma de viagens Geo tem uma opinião semelhante, referindo-se à “incapacidade de avaliar de forma fiável a situação” no Médio Oriente. As preocupações com a segurança são a principal prioridade da companhia marítima, garantindo a segurança dos hóspedes e da tripulação. De acordo com [cruisetricks.de].

Com um plano claro em mente, a AIDA oferece novas alternativas para os fãs de viagens. As novas rotas do AIDAprima começarão em outubro de 2025 a partir de Hamburgo e partirão de Kiel no início de abril de 2026. As rotas do Advento e do mercado de Natal, bem como duas viagens quinzenais de barco às Ilhas Canárias complementam o programa adaptado. Os passageiros afetados que já reservaram as suas viagens para a região do Oriente receberão vouchers no valor de 10% do preço da viagem como compensação, válidos até ao final de setembro de 2025. Geo.de sublinha que esta decisão, em última análise, também será afectada pelos planos de férias dos clientes que aguardavam com expectativa as viagens canceladas.

Novos destinos de viagem e sua segurança

Especialmente tendo em conta os tempos turbulentos no Médio Oriente, onde os ataques a navios civis aumentaram desde que o Hamas atacou Israel em Outubro de 2023, o desvio do AIDAprima é um sinal de prudência. A milícia Houthi iemenita, por exemplo, ataca deliberadamente navios para chamar a atenção para o conflito de Gaza, mas ao fazê-lo reduz enormemente a segurança no mar. Reisereporter relata que navios de guerra internacionais, incluindo o Bundeswehr, estão tendo dificuldade em repelir quaisquer ataques para prevenir. Neste contexto, a AIDA considera a sua decisão responsável e voltada para o futuro.

Enquanto a AIDA está agora a transferir as suas rotas para águas do norte, a TUI Cruises continua a manter as viagens planeadas ao Oriente com os navios Mein Schiff 4 e Mein Schiff 5. No entanto, isto está a acontecer sob observação atenta da situação de segurança. A empresa está em contato próximo com as autoridades e incorpora conselhos oficiais de viagem e segurança em seu planejamento. Até ao momento não há alterações na TUI, a Costa e a MSC Cruzeiros mantêm também os seus planos de viagens para a região Oriente, mas acompanham a situação de perto.

Os passageiros afetados pelo cancelamento dos passeios AIDA terão a oportunidade de mudar para ofertas de viagens alternativas. Mas a TUI também é flexível e oferece aos hóspedes afetados um desconto de 10% em reservas futuras. Este não é um caso isolado nestes tempos instáveis, uma vez que algumas empresas de cruzeiros tiveram ou estão a ter de ajustar os seus planos de viagem devido à situação geopolítica incerta.

Embora o cancelamento dos cruzeiros no Oriente signifique um triste fim para a expectativa de viajar para muitos, as companhias marítimas esperam tempos melhores e ainda desejam aos seus hóspedes experiências únicas nos novos destinos de viagem. Segurança em primeiro lugar – isto também se aplica à água.