Kiel e Bundeswehr: Futuro do site MFG-5 decidido em fevereiro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A cidade de Kiel e a Bundeswehr estão negociando o local do MFG-5. Objectivo: Acordo até Fevereiro de 2024 para novas construções e investimentos militares.

Die Stadt Kiel und die Bundeswehr verhandeln über das MFG-5-Gelände. Ziel: Einigung bis Februar 2024 für Neubau und Militärinvestitionen.
A cidade de Kiel e a Bundeswehr estão negociando o local do MFG-5. Objectivo: Acordo até Fevereiro de 2024 para novas construções e investimentos militares.

Kiel e Bundeswehr: Futuro do site MFG-5 decidido em fevereiro!

Na sexta-feira, ocorreu uma conversa inicial entre a cidade de Kiel e a Bundeswehr para discutir o futuro da antiga unidade MFG-5 em Kiel-Holtenau. O objetivo destas negociações é chegar a um acordo até fevereiro de 2024. O prefeito Ulf Kampf (SPD) descreve o cronograma como ambicioso, mas o considera realista. Principalmente porque uma mudança de cargo é iminente dentro de seis meses e ele, portanto, tem interesse pessoal em um esclarecimento rápido. O “Diálogo de Localização Leste de Holtenau” inicialmente se concentrou na troca de interesses de ambos os lados, embora detalhes e aspectos financeiros não tenham sido discutidos.

A Bundeswehr tem grande interesse no local e planeia um grande investimento de cerca de mil milhões de euros após uma recompra. Entre outras coisas, está prevista a ampliação da base naval, onde serão construídos batalhão naval, galpões de veículos, oficinas, depósitos e alojamentos. “O local do MFG5 é moleza”, diz Kampfer, que também aponta outras propriedades federais que podem ser do interesse de Kiel. Este desenvolvimento emocionante levanta questões sobre a forma futura da área.

Novo distrito em perspectiva

Como parte do planeamento, a cidade de Kiel também tem ideias para o local MFG5. O objetivo é desenvolver aqui um novo bairro que oferecerá cerca de 2.250 novas unidades residenciais e cerca de 19 hectares de espaços comerciais. Os oficiais da Marinha destacaram a necessidade crescente de espaço para atender às necessidades crescentes das forças armadas. Abordagens iniciais para possíveis compromissos também foram discutidas nesta primeira reunião, mas nenhum detalhe específico foi revelado.

Essas conversas nem sequer estão completas; No cronograma atual, estão previstas mais duas reuniões entre a cidade e representantes da Bundeswehr e do Ministério da Defesa para este ano. Um compromisso quanto ao uso das áreas e possíveis recompras também poderia afetar outras áreas da cidade de Kiel utilizadas pela Bundeswehr. Kampf enfatiza que os interesses de ambos os lados devem ser examinados quanto à viabilidade, bem como quanto a soluções mutuamente acordadas.

Um olhar para o futuro

A grande questão permanece se os envolvidos conseguirão chegar a acordo sobre uma solução a tempo. A cidade de Kiel está optimista e está a definir o rumo para um futuro criativo, enquanto a Bundeswehr está a repensar a sua estratégia de desenvolvimento local. Para os residentes e interessados, resta saber como será este interessante diálogo entre as exigências militares e o desenvolvimento urbano. No entanto, ambas as partes estão determinadas a unir-se nos próximos meses e a definir o rumo para desenvolvimentos positivos.

Mais informações sobre o andamento das negociações e os planos da cidade de Kiel podem ser encontradas nos sites da sei on-line, notícias diárias e ndr.de ser lido.