Kiel se preparou para desarmar a bomba: os moradores precisam evacuar!
Em 18 de junho de 2025, uma bomba aérea de 500 kg foi desativada em Kiel-Dietrichsdorf. Os residentes afetados têm que deixar suas casas.

Kiel se preparou para desarmar a bomba: os moradores precisam evacuar!
Em 18 de junho de 2025, as coisas ficarão tensas em Kiel-Dietrichsdorf: uma bomba pesando cerca de 500 quilos da Segunda Guerra Mundial deverá ser desativada. Este perigo de longa data foi descoberto na rua Zum Kesselort e requer medidas abrangentes para garantir a segurança dos residentes. NDR relataram que todos os residentes afetados devem deixar suas casas até as 15h.
A lista de endereços afetados é longa e se estende a 19 endereços em Kiel e Mönkeberg. Estas incluem, entre outras coisas, várias casas em Hasselfelde e ao longo do “Zum Kesselort”. Alguns loteamentos e a central eléctrica costeira de Wiesbaden também são afectados pelas medidas de segurança. Para o transporte marítimo, isto significa que o porto de Kiel só pode ser utilizado de forma limitada e que barcos e navios não podem entrar ou sair. Além disso, é proibido o uso de pranchas de stand-up paddle, barcos a remo e embarcações similares durante o desarmamento.
Abrigo e serviços de emergência para residentes
A partir das 14h, serão fornecidos alojamentos de emergência aos residentes afetados em Poggendörper Weg, atendidos pelos bombeiros voluntários de Dietrichsdorf. Em caso de dúvidas, o telefone de atendimento do Corpo de Bombeiros está disponível no número (0431) 59050, tanto às terças quanto às quartas-feiras. Também estão em andamento as obras de saída do transporte público: a última linha de ferry F1 partirá às 13h, mas permanecerá em Laboe.
Para garantir a segurança de todos, o Fördewanderweg de Mönkeberg em direção a Kiel está fechado durante o desarmamento. Estas medidas não são apenas medidas de precaução, mas fazem parte do funcionamento necessário do serviço de eliminação de munições explosivas, que está activo todos os dias contra os legados da guerra. Wikipédia explica que a exploração histórica é um pré-requisito para a eliminação de munições explosivas, a fim de identificar e avaliar fontes potenciais de perigo.
Um caso semelhante em Kiel-Gaarden
Uma situação semelhante ocorreu recentemente em Kiel-Gaarden, onde uma bomba da Segunda Guerra Mundial também teve de ser desactivada. Cerca de 12 mil moradores foram afetados e deveriam deixar suas casas até que as obras fossem concluídas. A polícia garantiu a segurança bloqueando estradas e apoiando os residentes evacuados, incluindo pessoas doentes. Infelizmente, tais operações não são incomuns em cidades como Kiel, que foram frequentemente alvo de ataques durante a Segunda Guerra Mundial. A hora relata sobre a desativação, que ocorreu sem problemas e durou cerca de 35 minutos.
Mesmo décadas após a guerra, a eliminação de material bélico explosivo continua a ser uma tarefa importante que não só garante a segurança, mas também nos ajuda a aceitar a história. Acontece que ainda hoje, os resquícios de conflitos passados continuam a ser uma questão que está presente em todos os nossos corações.