Danos causados pela água em Lübeck: inquilino luta contra proprietário inativo!
Em Lübeck, um morador relata danos causados por água e canos contendo chumbo na Rua Geniner. O proprietário permanece passivo.

Danos causados pela água em Lübeck: inquilino luta contra proprietário inativo!
Lübeck continua sendo o foco do problema do aluguel
Atualmente existem grandes dificuldades para os residentes da Geniner Strasse em Lübeck. Uma inquilina relata sérios danos causados pela água em seu apartamento desde maio de 2023. Além de a água escorrer pela janela, ela também precisa usar trapos e baldes para controlar a situação. O proprietário responsável, Lüneburger Heide Immobilien GmbH, respondeu pouco às reclamações até agora. Apenas um dispositivo de secagem foi instalado e não houve resposta imediata aos numerosos e-mails do inquilino. Apesar da situação aparentemente evidente, o proprietário nega que tenha havido danos causados pela água e afirma que não está chovendo no prédio. O proprietário também aponta problemas ocasionais no telhado após fortes tempestades, mas uma reforma completa do telhado não parece ser possível devido à proteção do monumento.
O inquilino solicitou uma redução do aluguel, mas vê isso apenas como uma solução temporária. Ainda não está claro se a Geniner Strasse será em breve libertada dos seus tubos de chumbo, que datam da década de 1920. Isto pode ter consequências fatais, especialmente numa altura em que os problemas de saúde causados pelo chumbo nas tubagens de água potável estão no radar de muitos residentes. Outro inquilino já tinha problemas de saúde, o que levou a um processo em que foi concedido ao novo proprietário, Bergholz e Werner Immobilien GmbH, o direito ao reembolso dos custos das medidas de renovação, que, no entanto, foram ainda mais adiados pelos processos judiciais existentes e proteção do monumento. LN Online relata que o futuro dos tubos de chumbo ainda permanece incerto.
Tubos de chumbo e redução de aluguel
A questão dos canos de chumbo é outro ponto que está esquentando a cabeça das pessoas. Alto Lei do Inquilinato.org Os inquilinos têm o direito claro de substituir os tubos de chumbo. O inquilino deve dar ao proprietário um aviso razoável para solicitar uma redução do aluguel. Isto é particularmente importante porque a presença de tubos de chumbo por si só constitui uma reivindicação de redução, independentemente das concentrações de chumbo medidas. Há também a questão de como está a saúde dos residentes, que pode estar particularmente em risco para mulheres grávidas, crianças pequenas ou pessoas com problemas de saúde.
Mas o que acontece se houver danos causados pela água? A situação inicial é clara aqui: [Mietrecht.de informa](https://www.mietrecht.de/blog/wasser Schaden-mietwohnung/) que o responsável é o responsável pela reforma. Neste contexto, os inquilinos também podem insistir em indemnizações e reduções de renda se a sua qualidade de vida for afetada pelos danos. Lübeck mostra que os inquilinos podem precisar de ter uma boa mão na aplicação dos seus direitos enquanto as medidas de renovação se arrastam.
A situação atual na Geniner Straße não só levanta questões sobre a gestão responsável do arrendamento, mas também sobre o quadro jurídico que rodeia esta situação de arrendamento. Resta esperar que a cidade de Lübeck tome medidas em nome dos seus cidadãos num futuro próximo e encontre soluções que se concentrem não apenas na protecção dos monumentos, mas também na saúde e no bem-estar dos inquilinos.