Verdes em SH: Rudow e Freitag novos presidentes – uma equipe forte!
Neumünster: Os Verdes elegem os novos presidentes Lydia Rudow e Gazi sexta-feira na conferência do partido em 22 de novembro de 2025 - Desafios políticos discutidos.

Verdes em SH: Rudow e Freitag novos presidentes – uma equipe forte!
Que tempos emocionantes são estes para os Verdes em Schleswig-Holstein! Na última conferência do partido em Neumünster, Lydia Rudow (35) e Gazi Freitag (45) foram eleitas como os novos presidentes. O clima era harmonioso e os dois conseguiram se catapultar para o conselho com votos esmagadores - Rudow recebeu 80% e Freitag 76% dos votos, assim como NDR relatado.
Rudow, que tem mais de 16 anos de experiência com os Verdes e trabalhou, entre outras coisas, como presidente estadual da Juventude Verde e como líder de grupo parlamentar na assembleia do conselho de Kiel, viu o seu regresso não apenas como um regresso, mas como um novo começo sólido. Ela deixou claro que não queria ficar de fora. Juntamente com Gazi Freitag, que é membro dos Verdes desde 2015 e defende uma maior participação dos cidadãos nas decisões políticas, pretende fortalecer o partido a nível organizacional e de conteúdo. Freitag, que também é presidente estadual dos Verdes do Norte desde 2022, enfatizou em seu discurso que o sucesso do partido vem da base, que agora conta com mais de 8.500 membros.
Adeus e novos começos
No seu discurso de despedida, a presidente cessante, Anke Erdmann, destacou o “anseio de coesão” dentro do partido e apelou às pessoas para também falarem com os adversários políticos. Por último, mas não menos importante, ela é parceira do prefeito de Kiel, Ulf Kampf, que concorrerá como principal candidato do SPD contra o primeiro-ministro da CDU, Daniel Günther, em 2027. Para evitar campanhas eleitorais dentro da família, Erdmann não se candidatou à reeleição. Alemães do Sul complementado.
Os novos presidentes enfrentam agora alguns desafios. O líder do grupo parlamentar, Lasse Petersdotter, expressou abertamente o seu descontentamento com os resultados das últimas eleições federais e falou de um “vento forte” cada vez maior no cenário político. Ao mesmo tempo, o ministro do Meio Ambiente, Tobias Goldschmidt, pediu que as metas climáticas não fossem enfraquecidas e criticou duramente o governo federal.
Na ordem do dia
Estão previstas inúmeras discussões para os próximos dias, que também incluirão temas interessantes como pensões, creches e proteção infantil. Será particularmente interessante o debate sobre o tema da defesa, onde estão em cima da mesa diferentes propostas relativas ao recrutamento e ao serviço voluntário. E também o principal candidato às eleições estaduais? Isto será discutido no verão, o que manterá a tensão elevada.
Uma preocupação comum dos Verdes, CDU, SPD e SSW é a renomeação dos nomes das ruas em Kiel. O FDP está se contendo aqui e tendo dificuldade em se envolver. Portanto, resta saber como os ventos políticos em Schleswig-Holstein se desenvolverão ainda mais.
Como o site do Partido Verde Como mostra, o novo conselho executivo estadual conta com uma estrutura de liderança diversificada e ao mesmo tempo coesa: com dois presidentes iguais e vários deputados, a política verde deve ser fortemente apresentada tanto interna como externamente.