Temporada de piscinas externas 2025: O caos climático causa piscinas vazias em SH!
A temporada de piscinas externas de 2025 em Schleswig-Holstein está encerrando com fortes vendas, mas com números de visitantes mistos devido ao clima, especialmente em Pinneberg.

Temporada de piscinas externas 2025: O caos climático causa piscinas vazias em SH!
A temporada de natação ao ar livre em Schleswig-Holstein está chegando ao fim e os resultados são mistos. Como relata ndr.de, muitas piscinas externas sofreram com as mudanças climáticas. Em Julho, em particular, a chuva e as temperaturas frescas resultaram em piscinas vazias, enquanto as altas temperaturas em Agosto proporcionaram algum impulso. Mas como são realmente as piscinas exteriores do norte?
As diferenças no número de visitantes são particularmente visíveis. A piscina externa de Hennstedt, no distrito de Dithmarschen, tinha até 1.000 banhistas nos dias bons, mas apenas 65 nos dias ruins. A piscina de lazer Geesthacht registou cerca de 115 mil hóspedes no final da época, o que corresponde a um decréscimo de 15% face ao ano anterior. De acordo com shz.de, as famílias em particular que normalmente gostariam de passar um dia inteiro na piscina externa ficaram longe. Portanto, os deuses do clima não tinham a melhor mão para os meses de verão.
Otimismo apesar dos desafios
Apesar destes desafios, os operadores das piscinas exteriores mostram-se optimistas. Piscinas aquecidas e ofertas criativas conseguiram manter as operações estáveis, especialmente em cidades maiores como Neumünster e Kiel. No entanto, as piscinas exteriores em Nordhastedt, Itzstedt, Tarp e Trappenkamp também registaram uma diminuição no número de visitantes. Espera-se que algumas piscinas consigam prolongar a sua temporada - os operadores mantêm a crença num final de verão dourado.
Um ponto positivo foi o evento “BecksDays” na piscina natural de Beckersberg, que atraiu entrada gratuita e ajudou a piscina a registrar um número constante de 7.700 visitantes. Atividades inovadoras, como natação à fantasia ou pijama, garantiram que as piscinas externas não ficassem de mãos vazias. As ideias criativas foram provavelmente necessárias porque, segundo um porta-voz, muitas instalações enfrentam uma escassez de salva-vidas. Atualmente, há uma escassez de cerca de 3.000 trabalhadores qualificados em Schleswig-Holstein.
Mudanças drásticas e perspectivas futuras
A temporada terminou oficialmente no dia 20 de setembro, em um grande festival comunitário no lago. É também interessante que duas piscinas exteriores na região tenham permanecido fechadas em 2025: a piscina exterior Aventoft no distrito de Nordfriesland e a piscina exterior Weiche em Flensburg, cuja demolição e nova construção está prevista para 2028. A tendência mostra que muitas piscinas exteriores em Schleswig-Holstein precisam de ser renovadas. Resta saber como as cidades e as comunidades podem enfrentar estes desafios, a fim de garantir a preservação das piscinas.
Do ponto de vista de toda a Alemanha, o interesse em destinos de viagens nacionais continua elevado. Dados de tui.com mostram que 29% dos alemães planejam passar férias na Alemanha e que a popularidade das piscinas permanece inalterada. Os alemães ainda gostam de nadar e o número de pessoas que entram na água pelo menos uma vez por semana quase duplicou desde 2015. Isto sugere que continuará a haver um interesse considerável em piscinas exteriores no futuro.
Concluindo, pode-se dizer que a temporada de piscinas externas de 2025 apresentou muitas facetas. Embora o clima nem sempre tenha colaborado, as iniciativas dos operadores provaram que era necessária criatividade para lidar com as circunstâncias, apesar do menor número de visitantes. A esperança é que os próximos anos tragam mais sol e, correspondentemente, mais visitantes.