Resgate em caso de emergência: Grande exercício RainEx 2025 começou em Elmshorn!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os serviços de emergência no distrito de Pinneberg atendem às inundações em Elmshorn em 20 de setembro de 2025, a fim de estarem mais bem preparados para as crises.

Einsatzkräfte im Kreis Pinneberg üben am 20. September 2025 in Elmshorn für Hochwasserfälle, um besser auf Krisen vorbereitet zu sein.
Os serviços de emergência no distrito de Pinneberg atendem às inundações em Elmshorn em 20 de setembro de 2025, a fim de estarem mais bem preparados para as crises.

Resgate em caso de emergência: Grande exercício RainEx 2025 começou em Elmshorn!

As coisas vão ficar sérias no distrito de Pinneberg na manhã de sábado: um exercício em grande escala chamado “RainEx 2025” está na agenda. Na cidade de Elmshorn e arredores, mais de 300 serviços de emergência, incluindo bombeiros, a Agência de Assistência Técnica (THW), a Cruz Vermelha Alemã e a Sociedade Alemã de Salvamento de Vidas (DLRG), treinam em caso de emergência. O objectivo deste exercício é preparar de forma óptima os serviços de emergência para possíveis situações de inundação, tais como NDR relatado.

O exercício irá, entre outras coisas, simular o resgate de pessoas de veículos e edifícios, praticar medidas técnicas para proteção contra inundações e proteger infraestruturas críticas, como tubulações de energia e águas residuais. Não só Elmshorn é afectada, mas também as cidades de Barmstedt, Holm e Raa-Besenbek. Não podem ser excluídas restrições à circulação rodoviária durante o período de exercício, podendo haver encerramentos nas zonas afetadas, conforme descrito em artigo do SHZ é relatado.

Antecedentes do exercício

A razão para a preparação intensiva é a preocupação com o aumento das inundações devido às alterações climáticas, que também afectam o distrito de Pinneberg. As fortes chuvas nos últimos anos mostraram que o risco de inundações está aumentando. Especialistas alertam para eventos climáticos extremos mais frequentes causados ​​pelo aquecimento global. Um relatório de Funks alemães observa que estes fenómenos climáticos extremos estão a aumentar em todo o mundo, especialmente na Alemanha, onde a temperatura média tem aumentado desde 1881 e 2023 ficará na história como o ano mais quente.

O exercício é mais do que apenas um treino; é um passo importante para melhorar a cooperação entre as diversas organizações de resgate e desenvolver estratégias de emergência. Ofertas como a criação de abrigos de emergência e pontos de informação de emergência, bem como o teste de sistemas de comunicação com anúncios em alto-falantes e sirenes também estão na agenda.

As alterações climáticas como um desafio

Cientistas e especialistas concordam: as alterações climáticas não só aumentam a probabilidade de chuvas fortes, mas também o risco de inundações costeiras e as suas consequências devastadoras. Portanto, a proteção contra inundações é de extrema importância. Os especialistas apelam a novas medidas para renaturar os rios e construir barragens, a fim de estarmos mais bem preparados para o futuro. A crescente pressão sobre as infra-estruturas devido às fortes chuvas e a necessidade de medidas rápidas são sublinhadas pela Ministra Federal do Ambiente, Steffi Lemke, que elaborou uma nova lei para acelerar esta necessária protecção contra inundações.

Somente através de exercícios regulares e de uma boa preparação os serviços de emergência poderão garantir a segurança no distrito de Pinneberg. Porque numa emergência, cada minuto conta, e um bom treinamento terá impacto na disposição e eficácia dos ajudantes.