Söder visita Helgoland: uma impressão bávara no Mar do Norte!
O primeiro-ministro Markus Söder visitará Heligoland em 26 de agosto de 2025. Os convidados podem esperar discussões sobre equalização financeira do estado e programas culturais.

Söder visita Helgoland: uma impressão bávara no Mar do Norte!
Um convidado especial é esperado em Heligoland em 26 de agosto de 2025: o primeiro-ministro da Baviera, Markus Söder (CSU), está a caminho da ilha do Mar do Norte. Ele foi convidado por Thorsten Pollmann, prefeito de Helgoland, e pela diretora de turismo Katharina Schlicht, que esperam que a visita de Söder melhore o valor da ilha e forneça uma visão sobre sua natureza e oportunidades turísticas. Não é difícil relembrar o ano passado, quando Söder ganhou as manchetes pelas suas declarações controversas sobre Helgoland e Sylt, quando as declarou “bávaras”.
A visita planeada de Söder não é coincidência. Isto surge no contexto das suas declarações controversas sobre a equalização financeira do Estado, nas quais há repetidos apelos por reformas, especialmente por parte da Baviera. Em 2024, a Baviera foi o maior contribuinte para esta compensação, enquanto Schleswig-Holstein é considerado o estado federal financeiramente mais fraco. Este tema desempenha um papel importante nos debates políticos em ambos os países.
Um campo de tensão entre anexação e finanças
Söder já tinha falado sobre possíveis planos de anexação das duas ilhas em Fevereiro, o que gerou muita confusão e cepticismo. Na Baviera, Söder é muitas vezes visto como aquele que enfatiza o papel do país doador financeiro, sem realmente apoiar o imposto sobre a riqueza. A discussão sobre a equalização financeira estadual gira em torno do objetivo de fechar a lacuna financeira entre os estados. Em 2023, cerca de 18,3 mil milhões de euros foram redistribuídos entre os estados federais para satisfazer diferentes necessidades financeiras, sendo a Baviera frequentemente o foco aqui.
Söder viajará de Hamburgo a Helgoland no catamarã “Halunder Jet” e já planejou um programa completo: desde uma recepção oficial na prefeitura até um passeio pela ilha e um passeio de barco Börte até a duna. A conclusão do dia é uma “noite festiva em Helgoland com um programa cultural” no Nordseehalle. Esta visita marca a segunda estadia de Söder na ilha, que ele descreve como um dos dois lugares que todo alemão deveria visitar. Além disso, Söder também elogiou as oportunidades culinárias que Heligoland oferece.
Reações políticas à visita
É pouco provável que Daniel Günther (CDU), primeiro-ministro de Schleswig-Holstein, participe na visita. No entanto, ele parece calmo e nos lembra que também esteve sozinho em Heligoland no ano passado. Günther deseja a Söder tudo de bom para a sua visita, enquanto nos bastidores a indústria continua a ponderar a influência das declarações de Söder nas negociações políticas regionais.
Resta saber se a aparição de Söder em Helgoland pode realmente trazer uma mudança positiva ou se as tensões políticas associadas continuarão a existir. A discussão sobre a equalização financeira estadual mostra quão importante é regular as relações financeiras entre os estados federais de uma forma orientada para o futuro. Atualmente discute-se não apenas sobre a distribuição do dinheiro, mas também sobre um sistema justo e sustentável para todos os estados federais. O que Söder provavelmente levará consigo da sua visita – uma melhor compreensão das pessoas e da ilha, ou poderá ele continuar a desempenhar o papel de país convidado aqui?
Numa altura em que a pressão financeira aumenta sobre alguns Estados federais, é importante encetar o diálogo e encontrar soluções comuns - não apenas para a Baviera e Schleswig-Holstein, mas para toda a República Federal.