Espetaculares luzes do norte iluminam o norte da Alemanha – uma maravilha natural!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 1º de outubro de 2025, impressionantes luzes do norte foram visíveis no norte da Alemanha, desencadeadas por uma forte tempestade solar.

Am 1. Oktober 2025 waren in Norddeutschland beeindruckende Polarlichter sichtbar, ausgelöst durch einen starken Sonnensturm.
Em 1º de outubro de 2025, impressionantes luzes do norte foram visíveis no norte da Alemanha, desencadeadas por uma forte tempestade solar.

Espetaculares luzes do norte iluminam o norte da Alemanha – uma maravilha natural!

Na noite de terça-feira, 1º de outubro de 2025, a aurora boreal brilhou em toda a sua glória sobre o norte da Alemanha. As observações sobre Dagebüll em Schleswig-Holstein e Zingst em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental foram particularmente impressionantes. A probabilidade de ver essas fascinantes luzes do norte aumentou bastante com base nas medições atuais. Uma tempestade solar afetou o aparecimento de auroras, que resultam de partículas carregadas do vento solar. [Kreizeitung] relata que essas partículas atingem o campo magnético da Terra e depois entram na atmosfera, onde brilham ao colidir com átomos de oxigênio e nitrogênio. Isso cria não apenas tons verdes, mas também avermelhados que banham o céu noturno em um jogo de cores cintilantes.

Se olharmos para o pano de fundo desses fenômenos, podemos ver que a intensidade e a duração das auroras dependem diretamente do vento solar e das ejeções de massa coronal. Enquanto isso, os especialistas recomendam monitorar os valores atuais e não tirar os olhos do céu. Felizmente, no início de setembro de 2025, outro evento espetacular pôde ser admirado na Baixa Saxônia com um eclipse lunar total e uma lua de sangue. Este eclipse lunar total ocorreu quando a Terra estava exatamente entre o Sol e a Lua e produziu uma luz vermelha causada pelos raios solares espalhados pela atmosfera terrestre. Não teremos a próxima chance de um avistamento semelhante até 2028.

Uma perspectiva sobre eventos futuros

Mas a alegria da aurora boreal e do eclipse lunar pode ser apenas o começo. De acordo com relatórios do [Spectrum], as luzes do norte observadas não foram apenas um espetáculo único, mas também poderiam ser uma antecipação de futuras tempestades solares ainda mais violentas. No ano passado, em Maio de 2024, as auroras foram inesperadamente visíveis no extremo sul, mesmo no México - o resultado de uma das tempestades solares mais fortes desde 2003. Estas violentas erupções na superfície do Sol foram causadas por uma acumulação de manchas solares e podem influenciar a longo prazo a visão das auroras em regiões mais vastas.

Mas isso também tem as suas desvantagens: estudos científicos mostram que estas fortes tempestades solares também podem causar perturbações nos sistemas de rádio e GPS, e não apenas esporadicamente. À medida que a actividade solar aumenta, a probabilidade de perturbações indesejáveis ​​nos satélites e nas infra-estruturas críticas aumentará. [BR] destaca que nem toda erupção afeta diretamente a Terra, mas quando isso acontece, as partículas levam apenas cerca de dois a três dias para chegar aqui.

O que isso significa para nós? A dependência da tecnologia de satélite e de sistemas mágicos está a aumentar e, à medida que a actividade solar aumenta, também aumenta a vulnerabilidade. Portanto, é aconselhável estar preparado e saber mais sobre os próximos eventos solares. Portanto, fique de olho no céu – ele ainda pode nos oferecer muitas surpresas!