Mercado de trabalho de Bremen em alta em dez anos: o que isso significa para o futuro?
O desemprego em Bremen atinge o máximo em dez anos; Especialistas alertam para a baixa dinâmica do mercado de trabalho.

Mercado de trabalho de Bremen em alta em dez anos: o que isso significa para o futuro?
O mercado de trabalho em Bremen e Bremerhaven não é actualmente muito dinâmico. De novo Relatório Weser relataram que os números do desemprego estão no maior nível em dez anos, 45.398 pessoas. Em Junho houve uma diminuição mínima de 0,1 por cento em relação a Maio, mas isto só pode reduzir ligeiramente o aumento de 2.542 pessoas em comparação com o mesmo mês do ano passado.
Existem atualmente 34.287 pessoas registadas como desempregadas em Bremen. Também aqui houve um pequeno declínio de 37 pessoas ou -0,1 por cento em Junho. Face a junho de 2024, estão desempregadas mais 2.490 pessoas, o que corresponde a um aumento de 7,8 por cento. A taxa de desemprego é actualmente de 10,9 por cento, ligeiramente abaixo dos 11,0 por cento do mês anterior, mas acima dos 10,2 por cento do ano anterior.
Ofertas de emprego e desenvolvimento da indústria
O número de vagas de emprego caiu para 7.428 – uma diminuição de 19 empregos ou -0,3 por cento em comparação com o mês anterior. O que é particularmente notável é o número significativamente menor de empregos em comparação com o mesmo mês do ano passado, que ascendeu a 1.324 empregos ou -15,1 por cento. É possível que os requisitos para os candidatos se tornem mais rigorosos, uma vez que a procura aumentou especialmente nas áreas da indústria transformadora, do emprego temporário e dos serviços científicos e técnicos, bem como nos serviços de saúde e sociais. Observou-se também um ligeiro aumento da procura por parte da indústria da construção.
A evolução do mercado de trabalho foi descrita por Joachim Ossmann, presidente da agência de emprego Bremen-Bremerhaven, como o resultado de uma situação económica difícil. Os números confirmam esta avaliação e retratam um mercado que está a lutar para responder aos desafios.
Visão geral anual e desenvolvimentos adicionais
O desemprego juvenil também continua a ser um problema, com 3.569 jovens entre os 15 e os 24 anos desempregados – um aumento de 1,5 por cento. Deve ser dada especial atenção à elevada taxa de desemprego em Bremerhaven, de 14,1 por cento, um aumento de 0,8 pontos percentuais em comparação com o ano anterior.
Os números adicionais também mostram o aumento do desemprego entre mulheres e estrangeiros. Este último registou um aumento de 10,2 por cento. Os trabalhadores com deficiência também são afetados; 1.630 pessoas estão desempregadas, o que corresponde a um aumento de 2,8 por cento.
Uma imagem desafiadora está surgindo para o futuro. Devido às incertezas internacionais, como as guerras na Ucrânia e em Gaza, e ao elevado número de reformas, a escassez de trabalhadores qualificados poderá aumentar. Terá de ser dada uma atenção clara à qualificação e à promoção de qualificações profissionais.
Você pode encontrar estatísticas extensas sobre o mercado de trabalho no site Agência Federal de Emprego.