Escândalo em Bremen: Homens deixam pessoas de 45 anos sozinhas em caso de emergência!
A polícia de Bremen investiga após falha na prestação de assistência em Sebaldsbrück: Procuram-se testemunhas, homem de 45 anos em perigo.

Escândalo em Bremen: Homens deixam pessoas de 45 anos sozinhas em caso de emergência!
Um incidente dramático ocorreu em Bremen-Sebaldsbrück na tarde de segunda-feira que ainda levanta questões. Por volta das 15h, uma testemunha atenta observou dois homens tirando um homem de 45 anos de um ônibus e colocando-o na grama adjacente. Não está claro exatamente o que aconteceu, mas os homens voltaram ao ônibus após suas ações e um deles começou a dirigir novamente. O homem, que ficou deitado na beira da grama, inicialmente sentou-se, mas rapidamente perdeu a consciência e começou a ficar azul. Uma chamada de emergência feita imediatamente resultou na presença da polícia e da equipe de resgate no local.
A polícia iniciou medidas de reanimação, que foram continuadas pelas equipes de resgate que chegaram. Felizmente, o homem conseguiu ser estabilizado e depois levado ao hospital, onde o seu estado melhorou e a sua vida já não corre perigo. A polícia de Bremen está agora a investigar por suspeita de falta de assistência. Solicita-se que testemunhas ou pessoas que tenham mais informações sobre o ocorrido entrem em contato com o serviço de investigação criminal pelo telefone 0421 362-3888.
O que significa falha na prestação de assistência?
Mas o que significa exactamente a falha na prestação de assistência? De acordo com o artigo 323c do Código Penal, todos os cidadãos são obrigados a prestar assistência em situações de emergência, se isso for possível, sem pôr em perigo a si próprios ou a terceiros. Tal omissão numa situação de emergência, seja intencional ou negligentemente, pode ser considerada uma infração penal. Isto não afeta apenas os transeuntes em acidentes, mas também os especialistas, como os médicos, que não intervêm no caso de uma situação potencial de risco de vida. A pena pode ser de até um ano de prisão ou multa, dependendo da gravidade da infração.
No entanto, a definição de quando ocorre uma falha na prestação de assistência não é totalmente clara e é decidida caso a caso. No entanto, existem alguns factores gerais que devem ser tidos em conta: O dever de prestar assistência só pode ser cumprido se o prestador de socorro estiver ciente da emergência e houver uma oportunidade de prestar assistência sem pôr em perigo a sua própria segurança. Um exemplo seria um motorista passando por um acidente sem parar. Tais situações conduzem frequentemente a consequências criminais, uma vez que a situação da pessoa afetada pode piorar sem ajuda.
O quadro jurídico
O incidente em Bremen reacendeu o debate sobre o quadro jurídico para a prestação de assistência. A omissão de assistência é considerada verdadeiro crime de omissão, sendo a omissão de assistência considerada ato criminoso. A ocorrência de um acidente é avaliada de forma objetiva, o que significa que os danos reais não têm necessariamente de ocorrer. Pelo contrário, o perigo específico para a pessoa em causa é suficiente para justificar medidas legais.
Para as pessoas afetadas que possam enfrentar ações legais por não prestarem assistência, é aconselhável procurar aconselhamento jurídico. Um advogado criminal pode ajudar a esclarecer a situação e mostrar quais opções existem para proteger seus direitos.
Em Bremen resta saber como irá progredir a investigação neste caso. Comportamentos que possam pôr em perigo a vida humana podem ter consequências não só morais, mas também jurídicas.