Arquivos do Estado de Bremen: Crise de financiamento ameaça projeto de um milhão de dólares!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O governo federal apoia projetos culturais de Bremen com mais de 47 milhões de euros, mas o arquivo estadual precisa urgentemente de fundos adicionais para expansão.

Bund unterstützt Bremer Kulturprojekte mit über 47 Millionen Euro, doch das Staatsarchiv benötigt dringend zusätzliche Mittel für den Ausbau.
O governo federal apoia projetos culturais de Bremen com mais de 47 milhões de euros, mas o arquivo estadual precisa urgentemente de fundos adicionais para expansão.

Arquivos do Estado de Bremen: Crise de financiamento ameaça projeto de um milhão de dólares!

Atualmente existe muita pressão nos bastidores de Bremen quando se trata de financiar projetos culturais importantes. O destaque vai sobretudo para o projeto de ampliação do Arquivo do Estado, que está avaliado em 13 milhões de euros. O governo federal já prometeu 4,1 milhões de euros e os doadores privados também contribuíram com 500 mil euros. Mas o Senado de Bremen até agora não forneceu um cêntimo, o que é motivo de preocupação, como relata butenunbinnen.de.

A urgência do projeto foi recentemente enfatizada novamente por Konrad Elmshäuser, chefe dos arquivos do estado, na delegação cultural. Atualmente, a situação financeira e as próximas decisões são tudo menos certas; não há plano B se o dinheiro não for disponibilizado. A repartição dos fundos mostra que o resto do orçamento provirá de um fundo especial e do orçamento cultural. Um partido federal já havia concedido prorrogação do prazo para disponibilização desses recursos.

Financiando debates e visões futuras

Ao mesmo tempo, as autoridades responsáveis ​​devem também cuidar do financiamento cultural geral. Os membros do Bundestag Elisabeth Motschmann (CDU) e Sarah Ryglewski (SPD) garantiram que Bremen recebesse mais de 47 milhões de euros para vários projetos culturais. No entanto, os arquivos do estado foram excluídos disso, o que decepcionou muito Elmshäuser, mas não expressou raiva. Estas discussões fazem parte de um debate mais amplo sobre o financiamento da cultura de Bremen e como Bremen pode complementar os seus próprios recursos. Carmen Emigholz, Conselheira de Estado para a Cultura de Bremen, está a planear uma “campanha de angariação de fundos em grande escala” para gerar mais fundos. O objectivo é também redesenhar o marco, o sino, tendo o Bremen de arrecadar cerca de metade dos estimados 80 milhões de euros.

De acordo com Elmshäuser, o redesenho dos Arquivos do Estado é a nova medida de construção de arquivos mais importante do período pós-guerra. Num domínio altamente competitivo como o do financiamento cultural, a inclusão no acordo de coligação de Bremen poderia ser crucial para receber os subsídios necessários. E isso anda de mãos dadas com os esforços gerais para aumentar o orçamento cultural para 2025 para 108 milhões de euros, a fim de garantir a existência de infra-estruturas culturais como teatros, museus e bibliotecas.

Cultura como parte da comunidade

Especialmente em tempos de incerteza económica, o apoio cultural está a ser intensamente discutido em Bremen. A Comissão da Cultura sublinha a necessidade de encarar a cultura como um contributo importante para a sociedade e para a economia. Também é dada atenção à acessibilidade social e à atração de novos visitantes. Afinal, o Teatro de Bremen recebeu 190 mil visitantes no ano passado, o que mostra que a oferta cultural ainda é muito popular. No entanto, os especialistas alertam que as poupanças no sector cultural podem ter graves efeitos negativos na educação, na criminalidade, na economia e no turismo, como revela a análise em politikkultur.de.

Para o povo de Bremen, o compromisso vale a pena: “Não desista de lutar pela cultura” é o lema. Será emocionante ver como se desenvolverão os desenvolvimentos em torno dos arquivos do Estado e do financiamento cultural mais amplo nas próximas semanas. A próxima reunião do Senado após as férias de verão será decisiva para determinar se as medidas necessárias poderão ser tomadas.