Cerca de 1,3 milhões de residentes de Hamburgo votam no futuro e no clima!
No dia 12 de outubro de 2025, os residentes de Hamburgo votarão em decisões sustentáveis para o futuro, incluindo a neutralidade climática e o rendimento básico.

Cerca de 1,3 milhões de residentes de Hamburgo votam no futuro e no clima!
Em Hamburgo, os eleitores estão na fase de partida: cerca de 1,3 milhões de documentos de votação serão agora enviados para o referendo de 12 de outubro de 2025. Como Sáb.1 Regional Segundo relatos, são mais de 2.200 entregadores de plantão que distribuirão os documentos aos titulares de voto nas próximas semanas. Estas votações são as primeiras desde 2013 e há muitas questões que preocupam os cidadãos de Hamburgo.
O primeiro referendo intitula-se “A Futura Decisão de Hamburgo” e tem como objetivo alcançar a neutralidade climática na cidade até 2040 – cinco anos antes do planeado anteriormente. A facção de esquerda, em particular, fez campanha por este projeto. O segundo referendo denominado “Hamburgo testa renda básica” também acontecerá no mesmo dia. Trata-se da introdução de um rendimento básico para cerca de 2.000 residentes de Hamburgo por um período de três anos, e esta questão também recebe apoio exclusivo da facção de esquerda.
A decisão futura de Hamburgo está na via rápida
A “Decisão do Futuro de Hamburgo” conta com amplo apoio de organizações como Fridays for Future Hamburg, NABU Hamburg, bem como da Associação de Inquilinos de Hamburgo e do sindicato ver.di. Os termos do contrato são claros: para alcançar a neutralidade climática até 2040, as emissões de CO2 devem ser reduzidas em pelo menos 70 por cento até 2030 e mesmo em 98 por cento até 2040. Além disso, estão planeadas metas anuais vinculativas de redução e uma implementação socialmente aceitável de todas as medidas. Um obstáculo importante são os votos necessários: para que as alterações à Lei de Proteção Climática de Hamburgo (HmbKliSchG) sejam aceites, pelo menos 20 por cento dos elegíveis para votar, ou seja, 263.338 pessoas, devem concordar. Wikipédia salienta que a recolha de assinaturas para esta iniciativa popular começou em janeiro de 2024 e o quórum necessário foi significativamente ultrapassado.
O apoio à “Decisão de Hamburgo para o Futuro” ultrapassa as fronteiras políticas e é também apoiado por personalidades proeminentes como o autor Jan Delay e o cidadão honorário Michael Otto. Isto deverá mobilizar ainda mais um eleitorado já empenhado.
Renda Básica – Um Teste Social
Paralelamente aos desafios climáticos, o referendo sobre o rendimento básico também se concentrará na rede social em Hamburgo. A iniciativa “Hamburgo testa o rendimento básico” visa garantir aos cidadãos segurança financeira básica por um período de três anos. Também aqui o apoio permanece limitado à facção de esquerda. Tal como no debate sobre o clima, as vozes aqui também serão altas no dia 12 de Outubro.
É importante que os cidadãos saibam que não têm de solicitar um voto por correspondência separado para votar. Os documentos de votação podem ser enviados gratuitamente ou entregues diretamente na secretaria distrital. No próprio dia da votação, 185 pontos de votação estarão abertos na cidade para garantir um processo tranquilo.
Estes referendos representam um passo significativo, não só na política climática, mas também em termos de justiça social e de modelos inovadores para garantir os padrões de vida em Hamburgo. Se olharmos para as actuais discussões políticas na Alemanha, a pressão sobre o governo para agir em matéria de política climática é ainda maior Fundação Robert Bosch determina. Envolver a população em tais processos de tomada de decisão é visto como fundamental para uma mudança sustentável. O Hamburger Weg poderia, portanto, ser um modelo para outras cidades da Alemanha.