Selo digital TÜV: novos códigos QR para milhões de motoristas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A digitalização da inspeção geral na Alemanha agora fornece códigos QR para certificados TÜV para facilitar o acesso.

Die Digitalisierung der Hauptuntersuchung in Deutschland stellt ab sofort QR-Codes für TÜV-Nachweise bereit, um den Zugang zu erleichtern.
A digitalização da inspeção geral na Alemanha agora fornece códigos QR para certificados TÜV para facilitar o acesso.

Selo digital TÜV: novos códigos QR para milhões de motoristas!

A digitalização na Alemanha agora também visa a inspeção principal (HU). O Ministério Federal dos Transportes está a planear grandes mudanças que afetarão milhões de motoristas. Um componente central é a introdução de um código QR, que permitirá que os certificados TÜV sejam gerenciados eletronicamente no futuro. Isto poupará aos motoristas um amplo espaço em suas carteiras e a necessidade de buscas irritantes por documentos em papel, como em Mercúrio é para ser lido. Mas a data de início desta nova solução digital, inicialmente prevista para setembro de 2025, já foi cancelada sem nova data.

Outro aspecto interessante é a introdução paralela do adesivo digital TÜV com o novo documento eletrônico de matrícula do veículo, que fará parte do sistema i-Kfz. Isso permite que os proprietários de veículos visualizem convenientemente seus dados HU através de seus smartphones ou do site da KBA. Esta implementação pretende não só simplificar a administração das inspeções veiculares, mas também torná-la mais segura, uma vez que o acesso a esta informação é estritamente regulamentado. Somente proprietários de veículos cadastrados e pessoas autorizadas poderão acessar os dados de teste, como HNA relatado.

Mantendo rotinas habituais

No entanto, o atraso na solução digital não tem impacto nos processos de testes em curso. As oficinas e proprietários de veículos podem manter suas rotinas estabelecidas, pois o processo tradicional baseado em papel permanece em vigor. O clássico relatório de teste em papel também será oferecido após a introdução das soluções digitais, para que os proprietários de automóveis possam escolher entre o digital e o físico.

No entanto, para manter uma visão geral da situação atual dos veículos, o relatório TÜV 2025 mostra que 20,6% dos veículos motorizados apresentam defeitos significativos ou mesmo potencialmente fatais. A elevada taxa de reclamações para veículos mais antigos é particularmente alarmante: 23% para automóveis entre os 10 e os 11 anos e 28,1% para os automóveis entre os 12 e os 13 anos. Tendo em conta estes números, está também a ser discutida a realização de um teste anual aos automóveis mais antigos para garantir a segurança rodoviária. 15.000 veículos já foram retirados da estrada devido a perigos graves.

Esses desenvolvimentos são um passo importante em direção a um futuro digital nos testes de veículos. Embora ainda demore algum tempo até que a nova solução esteja pronta para utilização, os condutores já podem preparar-se para mudanças que tornarão o seu dia a dia mais seguro e fácil.