Casal em Samtens perde 160 mil euros para fraudadores – foi assim que aconteceu!
Casal em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental perde 160.000 euros através de falsificação de identificação de chamada. Polícia alerta para fraude bancária.

Casal em Samtens perde 160 mil euros para fraudadores – foi assim que aconteceu!
Em Samtens, uma comunidade tranquila no distrito de Vorpommern-Rügen, um casal perdeu quase 160 mil euros devido a uma fraude telefónica descarada. A polícia de Neubrandenburg fornece informações sobre os detalhes alarmantes deste incidente e alerta urgentemente outros cidadãos contra atividades semelhantes. Em particular, o método de falsificação, em que os fraudadores fingem ser um banco confiável, parece ser utilizado cada vez com mais frequência. A evolução atual mostra que este tipo de fraudes está a registar um aumento preocupante.
A mulher de 69 anos recebeu ligação de um suposto banco informando sobre supostas irregularidades em sua conta. Infelizmente, o número de telefone conhecido não a deixou desconfiada o suficiente e ela forneceu de boa vontade seus detalhes de acesso e TANs. Os fraudadores usaram códigos QR para gerar TANs, que transmitiram por meio de um serviço de mensagens. No dia seguinte, a mulher descobriu débitos não autorizados e bloqueou imediatamente todas as suas contas, mas o estrago já estava feito. O caso ilustra mais uma vez a importância da proteção contra phishing e do pensamento crítico.
Risco de falsificação de ID de chamada
Cada vez mais pessoas estão sendo enganadas para divulgar dados confidenciais por meio de falsificação de ID de chamada. De acordo com um relatório de akh-h.de Nos últimos anos, os fraudadores lançaram ataques direcionados para obter informações de contas. Um caso notável diz respeito a uma cliente que foi rejeitada pela Sparkasse Barnim por ser gravemente negligente depois de ter sido vítima de um ataque de phishing. No entanto, o tribunal distrital de Eberswalde decidiu que o banco é obrigado a reembolsar 4.785 euros porque existiam deficiências de segurança no atendimento ao cliente, incluindo a falta de autenticação de dois fatores.
Outros bancos também foram apanhados no fogo cruzado devido a incidentes semelhantes. Uma decisão do Tribunal Regional de Colónia afirma que a Sparkasse Köln-Bonn deve reembolsar mais de 9.900 euros depois de um cliente ter sido fraudado através da aplicação S-pushTAN. Estas decisões reforçam os direitos dos consumidores e devem servir como um sinal de alerta para todos os bancos reconsiderarem os seus padrões de segurança.
Recomendações policiais
A polícia recomenda que você seja cético em relação às ligações de supostos bancos. Os clientes nunca devem revelar TANs ou aceder a dados por telefone e – se houver alguma incerteza – contactar diretamente o banco. Uma desconfiança saudável pode poupar muito dinheiro e protegê-lo de grandes perdas. A evolução mostra claramente que os bancos e as caixas económicas são responsáveis por danos se não puder ser provado que os clientes agiram com negligência grave. n-tv.de portanto, também informa sobre as medidas de precaução que cada cliente deve tomar.
Concluindo, resta dizer: a digitalização não traz apenas vantagens, mas também riscos. Cabe a nós permanecer vigilantes e nos proteger de práticas fraudulentas. Depois de lidar com o assunto, você pode evitar muitos obstáculos e ter um bom controle sobre serviços bancários online.