Buraco de um milhão de dólares em Greifswald: A obrigação de arrendamento permanece!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Greifswald está a planear aumentos de impostos comerciais e ajustamentos de arrendamento, enquanto um défice orçamental de 41 milhões de euros é premente.

Greifswald plant gewerbliche Steuererhöhung und Pachtanpassungen, während ein Haushaltsdefizit von 41 Millionen Euro drückt.
Greifswald está a planear aumentos de impostos comerciais e ajustamentos de arrendamento, enquanto um défice orçamental de 41 milhões de euros é premente.

Buraco de um milhão de dólares em Greifswald: A obrigação de arrendamento permanece!

Atualmente, há desenvolvimentos turbulentos em Greifswald que não afetam apenas as finanças da cidade, mas também podem representar desafios para os horticultores. Embora o défice orçamental ascenda a 41 milhões de euros, os políticos e a administração tomaram várias medidas para reverter a situação. Os preços de aluguer das hortas em parcelas permanecerão estáveis ​​​​por enquanto no próximo ano, depois de o drástico aumento original de 8 para quase 18 cêntimos por metro quadrado a partir de 2026 ter sido retirado devido ao veto de vários grupos parlamentares, relata. Jornal do Mar Báltico.

No entanto, o vice-prefeito Achim Lerm já anunciou que o aluguel será aumentado em 2 centavos em 2027 e em mais 2 centavos em 2029. Um conceito abrangente de horta em parcelas também deve examinar aumentos adicionais de aluguel ao longo do tempo. Mas o que essa incerteza significa para os jardineiros em loteamentos? Apesar das atuais preocupações com a Agrícola hoje informado, que relata os altos preços dos aluguéis em muitas regiões, o povo de Greifswald pode relaxar por enquanto.

Situação orçamental entre medidas de austeridade e projetos sociais

As dificuldades financeiras da cidade também impactam diversos projetos sociais e culturais. Os cortes de financiamento originalmente planeados para o ano em curso foram agora em grande parte eliminados, o que beneficiará os orçamentos distritais e os subsídios às instituições culturais. Ainda assim, já estão previstos cortes na área das oficinas de arte, na ordem dos 25.600 euros, para 2026.

Outra grande questão é o aumento da taxa de imposto comercial para 445 por cento a partir de 2027, uma medida defendida pela facção da oposição Lista Alternativa/Partido do Bem-Estar Animal/Die Party. Ao mesmo tempo, os Conservadores Democratas-Cristãos pressionam por um conceito de segurança orçamental para consolidar as finanças. Para o conseguir, seria necessário contratar um perito externo, o que custaria à cidade 750 mil euros. Mas será que esta abordagem realmente alcançará o efeito desejado? Os cidadãos votarão nessas propostas em 17 de novembro.

Desafios e perspectivas

Uma coisa é certa: a administração municipal está sob pressão para encontrar soluções para expandir a flexibilidade financeira. Os aumentos planeados nas rendas dos loteamentos poderiam levar a um aumento nas receitas de arrendamento a longo prazo, o que ajudaria a reduzir o défice. No entanto, verifica-se também que as condições de aluguer de áreas ajardinadas em loteamento estão sujeitas a normas legais especiais, o que é importante para muitos amantes de jardins. O proprietário da área de loteamento pode decidir, no âmbito da regulamentação legal, a quem irá arrendar a área, o que muitas vezes gera incerteza no mercado.

Esta situação tensa mostra que a cidade e os seus cidadãos devem unir-se para superar o desafio. As ideias e sugestões dos cidadãos poderão ser cruciais para encontrar soluções sustentáveis. O foco está ansiosamente na próxima reunião, onde a direção futura de Greifswald poderá ser determinada.