Resgate para Escola Pestalozzi: Petição ganha dezenas de milhares de apoiadores!
A Escola Pestalozzi em Greifswald está prestes a fechar. Uma petição pede sua preservação e liberdade de escolha dos pais.

Resgate para Escola Pestalozzi: Petição ganha dezenas de milhares de apoiadores!
Cerca de 160 crianças frequentam a Pestalozzischule em Greifswald, uma escola especial especializada no apoio a alunos com dificuldades de aprendizagem. Mas esta importante instituição enfrenta o encerramento, uma vez que o Ministério da Educação planeia abolir todas as escolas especiais com foco na “aprendizagem” até 2030, o mais tardar. Prevê-se que isto aconteça em Greifswald no ano letivo 2027/2028, o que está a causar grande preocupação a pais e professores. Como NDR relatórios, muitos estão convencidos de que o apoio individual nesta escola é único - uma perda que Greifswald não quer aceitar.
Numa campanha empenhada, o professor Andreas Winter iniciou uma petição contra esta decisão. Winter, que também trabalha como membro do grupo parlamentar conservador democrata-cristão no parlamento de Greifswald, exige que os pais mantenham a liberdade de escolher entre escolas especiais e escolas regulares. “A Escola Pestalozzi não é apenas um local de aprendizagem, mas um lar temporário para muitas crianças”, afirmou a professora. A petição recolheu actualmente cerca de 3.000 assinaturas, e o Administrador Distrital Stefan Sternberg também anunciou o seu apoio para garantir a preservação deste mecanismo de financiamento.
Os desafios da inclusão
Mas o que dizem os números? Na Alemanha, a situação da educação inclusiva não melhorou significativamente desde a ratificação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em 2009. Alto bpb 55,9% dos alunos com necessidades educativas especiais frequentam escolas especiais no ano letivo 2023/24. Isto contradiz o objectivo de um sistema educativo inclusivo, que deveria permitir que todas as crianças, com e sem deficiência, recebessem escolaridade perto de casa.
A Escola Pestalozzi poderia representar uma parte importante do cenário educacional em Greifswald. A perda da escola teria um impacto negativo não só nas crianças afectadas, mas também nas suas famílias e em todo o panorama educativo da região. Os pais devem ter a oportunidade de escolher entre escolas especiais e educação inclusiva sem serem forçados a aderir a um sistema que muitas vezes se debate com restrições de recursos e pessoal com formação inadequada, como mostra o debate actual.
O caminho a seguir
Como mostra a petição e observam os relatórios, a necessidade de instalações especiais de apoio continua elevada. Especialmente em tempos em que a inclusão é muitas vezes vista mais como um desafio do que como uma solução, escolas como a Escola Pestalozzi precisam de apoio. É claro que muitos acreditam que a atenção individual e a segurança oferecidas nas escolas especiais para crianças com dificuldades de aprendizagem são insubstituíveis.
Os pais e apoiantes da Escola Pestalozzi temem que o encerramento não represente apenas um retrocesso para a educação em Greifswald, mas também para a diversidade e qualidade da oferta escolar no país. A manutenção da escola é crucial para o apoio local e especializado. Resta saber como se desenvolverão as discussões e se as vozes das pessoas afectadas serão ouvidas.