Sonho de ter casa própria destruído: a Pomerânia Ocidental luta contra a crise imobiliária!
O Heimatcheck 2025 destaca os desafios do mercado imobiliário na Pomerânia Ocidental-Greifswald e a satisfação dos residentes.

Sonho de ter casa própria destruído: a Pomerânia Ocidental luta contra a crise imobiliária!
O panorama imobiliário em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental será desafiador em 2025. O atual “Heimatcheck 2025” lança luz sobre a situação no setor imobiliário, que está sob pressão crescente. De acordo com isso Correio Uckermark Os residentes da Pomerânia Ocidental-Greifswald alcançam apenas um índice de satisfação de 4,98 pontos. Isto coloca a região em sétimo lugar numa escala de 1 a 10, e apenas as cidades de Rostock, Schwerin e Vorpommern-Rügen apresentam pior desempenho.
Um problema fundamental é a falta de habitação a preços acessíveis, especialmente nas zonas rurais. A sensação de falta de oferta permeia os relatos dos moradores, que muitas vezes têm dificuldade em encontrar imóveis adequados. Há também um número chocante de edifícios vazios e não renovados, o que complica ainda mais a situação.
Diferenças dentro da Pomerânia Ocidental-Greifswald
A comparação dentro da região é entusiasmante: embora Greifswald tenha melhor oferta de habitação e elevada procura, outras áreas sofrem de défices estruturais. A situação é particularmente crítica na ilha de Usedom, no Mar Báltico, onde classificações como 3,0 em Zinnowitz e Heringsdorf, bem como 3,1 para a própria Usedom mostram claramente o quão insatisfeitos estão os residentes.
A questão de saber por que cidades como Rostock, em particular, beneficiam é fácil de responder: são caracterizadas por uma elevada procura, um melhor nível de oferta e uma actividade de construção mais dinâmica. O ImmobilienScout24 confirma que em cidades como Rostock, Schwerin e Greifswald os valores padrão dos terrenos estão aumentando, o que é atraente para investidores e compradores.
Desenvolvimento de preços e oportunidades para compradores
Uma olhada nos números: O preço médio por metro quadrado dos imóveis em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental é de 2.797 euros, o que coloca a região no segmento de preços mais baixos em comparação com o resto do país. Principalmente no Uckermark, os interessados podem adquirir moradias unifamiliares a partir de 99.000 euros, o que representa uma verdadeira oportunidade para muitos. Os preços em Stralsund também são moderados em comparação com outras cidades costeiras e oferecem opções atraentes para compradores em locais menos centrais.
Mas nem tudo é sombrio. O Especialista imobiliário relata um ajuste de mercado que também pode oferecer oportunidades para compradores e investidores. Embora o volume de negócios monetário tenha caído 27%, há uma série de oportunidades nas regiões rurais que podem certamente ser exploradas.
O futuro da região
Para melhorar a situação, muitos intervenientes na região estão a propor mais programas de financiamento para a renovação de propriedades. A melhoria das infraestruturas – por exemplo nas áreas das ligações de transportes e das ligações digitais – também é urgentemente necessária. O que é destacado positivamente, no entanto, é o forte sentido de comunidade, que é valioso para as pessoas da região. Aliado à proximidade com a natureza e ao ambiente tranquilo, resulta numa elevada qualidade de vida apesar dos desafios.
Globalmente, é evidente que o mercado imobiliário na Pomerânia Ocidental-Greifswald e arredores enfrenta desafios significativos. A realidade é que a procura excede frequentemente a oferta e as zonas rurais sofrem com a falta de investimento. Resta esperar que sejam feitos os esforços necessários para melhorar de forma sustentável a situação de vida.