Festival da Diversidade: música judaica ilumina o Hanukkah na Alemanha!
A partir de 14 de dezembro, Heringsdorf sediará os Dias Internacionais da Música Judaica como parte do Festival de Música Usedom.

Festival da Diversidade: música judaica ilumina o Hanukkah na Alemanha!
Numa série especial de concertos, o Festival de Música Usedom centra-se na diversidade da música judaica. De 14 de dezembro a 22 de novembro, os Dias Internacionais da Música Judaica oferecerão uma programação colorida que convida você a celebrar e refletir em vários locais da Alemanha. Sob o lema “Hine ma tov – Veja que lindo”, o festival promete ser um local de encontro e diálogo, afirma Thomas Hummel, diretor do evento.
A largada é no dia 14 de dezembro, na Villa Esplanade, em Heringsdorf, onde o barítono Simon Wallfisch, neto de um sobrevivente de Auschwitz, se apresentará junto com o pianista Daniel Seroussi. Os Dias Internacionais da Música Judaica acontecem pela oitava vez e serão celebrados este ano durante o festival judaico das luzes, o Hanukkah.
Visão geral do evento e variedade de eventos
A série de concertos passa por várias cidades alemãs, incluindo Stavenhagen, Röbel, Berlim, Essen, Chemnitz e Hamburgo. No dia 15 de dezembro, o concerto “A swingin’ Hanukkah” será celebrado ao som de big band no Centro Comunitário Judaico Fasanenstrasse, em Berlim. O evento “Unleash The Light” acontecerá no dia 16 de dezembro na Alte Synagoge Essen, que apresenta jazz israelense e música mundial. No dia 17 de dezembro, uma “Viagem por Ashkenaz” musical e literária está programada na usina de Chemnitz, enquanto o concerto de Hanukkah “Light Sounds” será celebrado no dia 18 de dezembro na Sinagoga Liberal de Hamburgo.
Além disso, oficinas para jovens também estão planejadas em Stavenhagen e Röbel como parte dos Dias Internacionais. Estas oficinas, que decorrem sob o título “Arche Musica”, tratam da tradição musical judaica de 1890 a 1945 e abordam as ameaças representadas pelo Holocausto. Eles são liderados pelo cantor Yoed Sorek e pelo violinista Samuel Seifert. Além disso, Nitsan Bernstein se apresentará com sua banda na sinagoga de Stavenhagen, enquanto Sandra Kreisler e seu conjunto serão ouvidos na comunidade judaica e no centro cultural “Shalom Europa” em Würzburg.
Hanukkah: uma celebração de milagres e solidariedade
O momento do festival durante o Hanukkah não é coincidência. Estas celebrações são celebradas durante oito noites e comemoram a vitória de um pequeno grupo de combatentes da resistência. Hanukkah significa fortalecer o sentimento de união e a crença em milagres. Apesar da sua natureza alegre, este festival não é um dos feriados judaicos mais importantes. Geralmente é comemorado com amigos e familiares, onde as luzes do Hanukkah são acesas ao anoitecer e músicas tradicionais são cantadas. Os pratos clássicos incluem latkes, ou seja, panquecas de batata, e sufganiot, os populares donuts. Você pode saber mais sobre o Hanukkah no site do Museu Judaico de Berlim, que destaca o significado deste feriado.
De referir que os Dias Internacionais da Música Judaica não são apenas uma homenagem à cultura judaica, mas também criam um espaço de encontro e troca de ideias. Felix Klein, Comissário do Governo Federal para a Vida Judaica, sublinha a importância destes eventos e o seu objectivo de celebrar a vibrante cultura judaica em locais de vida judaica na Alemanha. O apoio vem principalmente de Josef Schuster, Presidente do Conselho Central dos Judeus na Alemanha, que assume o papel de patrono desta importante série.
Para aqueles interessados em ter uma ideia da diversidade da música judaica, este festival oferece uma oportunidade ideal para obter conhecimentos mais profundos e descobrir os tesouros culturais da comunidade judaica. Esteja presente e deixe a música te levar!
Para mais informações acesse o site Correio do Norte, General judeu e des Museu Judaico de Berlim.