Veranistas em MV: O aumento dos preços causa problemas apesar dos números recordes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Ludwigslust: Desenvolvimento atual do turismo em MV, desafios para os anfitriões e aumento dos preços na indústria hoteleira.

Ludwigslust: Aktuelle Tourismusentwicklung in MV, Herausforderungen für Gastgeber und steigende Preise im Gastgewerbe.
Ludwigslust: Desenvolvimento atual do turismo em MV, desafios para os anfitriões e aumento dos preços na indústria hoteleira.

Veranistas em MV: O aumento dos preços causa problemas apesar dos números recordes!

O turismo em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental permanecerá agradavelmente estável em 2025. Mais uma vez Correio do Norte Segundo relatórios, o estado está no bom caminho para registar o segundo melhor semestre desde a queda do comunismo, com um aumento nas chegadas de hóspedes de 2,6% e um ligeiro aumento nas dormidas de 0,9%. A costa do Mar Báltico de Mecklemburgo e Meclemburgo Ocidental, em particular, registam um crescimento, enquanto a Pomerânia Ocidental e a ilha de Usedom registam declínios.

“Mostrámos um bom desempenho no desempenho dos nossos anfitriões”, disse o Ministro da Economia, Wolfgang Blank, que sublinhou os desenvolvimentos positivos. Cidades como Wismar e Rostock conseguiram aumentar o número de dormidas, e o Museu do Castelo de Schwerin também registou um aumento de 10% no número de hóspedes. No geral, um inquérito mostra que 53 por cento das empresas estão satisfeitas com a época alta, o que representa um aumento de 16 por cento em relação ao ano anterior.

Desafios para a indústria

Apesar destes desenvolvimentos positivos, também existem desvantagens. Embora dois terços das empresas na costa do Mar Báltico e em Fischland-Darß-Zingst considerem a sua situação segura, as crescentes incertezas tornam-se visíveis em Mecklemburgo-Schwerin e na Pomerânia Ocidental. Um terço das empresas teme cair no vermelho, o que é agravado pelo aumento dos custos com pessoal, alimentação e energia. As vendas na indústria hoteleira caíram quase 5% em comparação com o ano anterior, e a indústria registou o maior número de encerramentos de negócios este ano.

Outro grande problema na região são os preços elevados. Os parques de campismo em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental custam em média 43 euros por noite - este é o preço mais elevado do país. Os preços dos quartos nos novos estados federais também aumentaram mais de um quarto desde 2019, com uma média de 140 euros por noite. Os preços dos restaurantes, como os da pizza Margherita, subiram quase 13%, para 11,11 euros. O chefe da Dehoga, Lars Schwarz, está calmo com as críticas aos preços elevados e destaca os preços sazonais.

Turismo num contexto internacional

Qualquer pessoa que queira dar uma olhada fora da caixa também reconhecerá que o turismo internacional cresceu notavelmente até a pandemia de Corona. Alto Estatista Houve cerca de 1,5 mil milhões de chegadas de turistas internacionais no ano recorde de 2019, enquanto 1,4 milhões de viagens foram registadas em 2024. A Europa continua a ser a região com o maior número de chegadas de turistas internacionais - cerca de 50 por cento das chegadas globais vieram para o continente. A Alemanha desempenha um papel importante com cerca de 54 milhões de viagens, especialmente perto da popular região do Mar Báltico.

Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental continua a ser um destino popular - isto é demonstrado pelo número crescente de chegadas e pelo feedback positivo dos hoteleiros e restaurantes. Continua a ser emocionante ver como o panorama turístico da região se desenvolverá no futuro, especialmente em tempos de aumento dos preços e custos operacionais crescentes.