Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: começa a expansão DAB+ – o futuro da rádio começa agora!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental planeia implementar o DAB+ em todo o país em 2025, a fim de melhorar a cobertura da rádio digital e promover a concorrência.

Mecklenburg-Vorpommern plant 2025 landesweit DAB+ auszurollen, um die digitale Radiodeckung zu verbessern und den Wettbewerb zu fördern.
Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental planeia implementar o DAB+ em todo o país em 2025, a fim de melhorar a cobertura da rádio digital e promover a concorrência.

Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: começa a expansão DAB+ – o futuro da rádio começa agora!

Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental está a ganhar impulso no que diz respeito ao futuro digital da rádio. Provavelmente o último estado federal sem um multiplex DAB+ comercial em todo o país tem grandes planos. Como Televisão digital relatórios, a Autoridade de Mídia de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental (MMV) está planejando um concurso este ano para criar uma cobertura DAB + regionalizada e nacional. É, portanto, mais um sinal de que a digitalização não pode ser travada, mesmo no extremo norte.

No entanto, o tratado estatal em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental não permite a utilização partilhada das capacidades da autoridade estatal de comunicação social NDR. Este não é permitido ceder suas frequências a terceiros, o que torna a situação um pouco mais complicada. O Ostseewelle, em particular, vem tentando há anos um lugar na rádio digital - mas um resultado bem-sucedido ainda está pendente.

Etapas planejadas e licitação

A MMV já apresentou uma solicitação de exigência à Agência Federal de Redes, que foi bem-sucedida. No entanto, nenhum canal específico foi determinado ainda. A expansão será dividida em quatro coberturas regionais, com a região de Rostock em primeiro lugar. O planeamento adicional depende fortemente da procura por parte dos fornecedores de programas, como mostra a informação.

A chamada de propostas propriamente dita deverá ocorrer em 2025, e a consulta formal com os necessitados está marcada para 29 de outubro de 2025. São pesquisadas tanto emissoras públicas como Deutschlandradio e ZDF, quanto associações de rádio privadas como Vaunet. A fase de consulta demorará cerca de duas semanas antes que as 864 unidades de capacidade para a nova cobertura possam ser atribuídas ao abrigo da lei da comunicação social.

O cenário do rádio digital está em ascensão

Mas novos caminhos não estão a ser trilhados apenas em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. O panorama da rádio digital também é muito popular em toda a Alemanha. Alto Empresa de mídia MV Há um aumento na taxa de digitalização de áudio para impressionantes 78 por cento, o que significa que cerca de 51 milhões de pessoas utilizam programas de rádio digital. Isto mostra: As pessoas estão prontas para a mudança digital!

DAB+ e rádio web já representam mais de 20% do uso total de rádio. Em quatro semanas, mais de 23 milhões de pessoas já eram contadas entre os usuários do DAB+, e há uns bons 13 milhões de ouvintes todos os dias. O tempo de permanência de 156 minutos por dia confirma que o DAB+ é muito popular. A web rádio também é muito popular, com quase 17 milhões de usuários e um tempo de visualização de 114 minutos.

Conclusão: uma tendência clara

A onda digital atingiu o panorama da rádio e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental quer finalmente alcançá-la. É evidente que as empresas de comunicação social estão a trabalhar ativamente para criar condições de concorrência leal, a fim de melhorar a descoberta de ofertas de áudio. Como As instituições de mídia relatório, os dados mais recentes sobre a utilização de rádio digital são um sinal claro da evolução irreversível da utilização de áudio. De agora em diante é hora de persistir e continuar pegando a onda! Todos podem fazer parte desta revolução do rádio digital à sua maneira.