Visitas aos arquivos da Stasi em Neubrandenburg: uma visão dos segredos da RDA!
Experimente um tour pelo arquivo de registros da Stasi em Neubrandenburg em 3 de setembro de 2025. Entrada gratuita, registro obrigatório.

Visitas aos arquivos da Stasi em Neubrandenburg: uma visão dos segredos da RDA!
Em 3 de setembro de 2025, o arquivo de registros da Stasi em Neubrandenburg abrirá suas portas ao público. Em um tour especial pelo arquivo que começa às 17h. na Neustrelitzer Straße 120, os visitantes aprenderão fatos interessantes sobre as atrocidades do Ministério da Segurança do Estado (MfS), que manteve a administração distrital aqui durante 13 anos, até a queda do Muro de Berlim. A entrada é gratuita e o interesse pelos capítulos sombrios da história é evidente nas prateleiras repletas de documentos e provas da cultura de vigilância da RDA.
Durante a visita, o diretor do arquivo, Michael Köllner, fornecerá informações sobre como os documentos e dados foram coletados ao longo de quase 40 anos. A coleção inclui impressionantes 2.500 metros lineares de documentos da Stasi, incluindo mais de 800.000 fichas, bem como documentos de imagem e áudio. Torna-se particularmente informativo quando explica como a Stasi trabalhou com fichas e também porque é que uma rede de apartamentos secretos foi mantida em Neubrandenburg, a fim de levar a cabo com sucesso a sua missão de vigilância. Esses são apenas alguns dos temas que serão abordados neste dia.
Tradições da Stasi e suas consequências
Assim Arquivos Federais relatado, os registros escritos do arquivo incluem dois grupos: arquivos arquivados e documentos das unidades de serviço. Estes últimos eram muitas vezes confusos, dificultando o rastreamento das informações. Os arquivos não são importantes apenas para os historiadores, mas também desempenham um papel no processamento pessoal das pessoas afetadas, que têm a oportunidade de solicitar a inspeção de seus documentos pessoais da Stasi. Isso acontece no local e requer um documento pessoal válido.
Uma hora após a visita ao arquivo, às 18h, os visitantes também têm a oportunidade de participar de uma visita à prisão da Stasi, oferecida pela associação “Gedenkort Lindenberg”. Uma experiência verdadeiramente única que lança luz sobre o passado cruel e os métodos de vigilância na RDA.
Oportunidades educacionais para as gerações futuras
Além de passeios públicos, o Arquivo de Registros da Stasi também oferece diversas ofertas educacionais. Os alunos a partir do 9º ano podem realizar estágios e receber apoio do pessoal do arquivo com os trabalhos de casa. Tópicos como “Coragem Civil no Norte da RDA” ou “Fundação e Métodos de Trabalho da Administração Distrital de Neubrandenburg” estão disponíveis. Os professores também podem beneficiar de apoio profissional para proporcionar aos seus alunos uma compreensão mais profunda desta fase histórica.
O acesso ao arquivo é fácil de carro, através da A 20 até à B 96 e B 104, bem como de transportes públicos como autocarros urbanos. Existem lugares de estacionamento suficientes disponíveis.
O arquivo de registos da Stasi em Neubrandenburg não é, portanto, apenas um local de recordação de um passado sombrio, mas também um recurso valioso para o esclarecimento e a educação que tem um impacto profundo na memória social da região. Mais informações sobre o acervo do arquivo também podem ser encontradas na visão geral detalhada Projeto EHRI, o que sublinha a importância destes documentos.