A popular padaria Friedländer fecha: 43 empregos em risco!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A padaria Deuse em Friedland está fechando após 57 anos, afetando 43 funcionários. Razões: Declínio nas vendas e falência.

Die Bäckerei Deuse in Friedland schließt nach 57 Jahren, betroffen sind 43 Mitarbeiter. Gründe: Umsatzrückgang und Insolvenz.
A padaria Deuse em Friedland está fechando após 57 anos, afetando 43 funcionários. Razões: Declínio nas vendas e falência.

A popular padaria Friedländer fecha: 43 empregos em risco!

Numa atitude lamentável, a tradicional padaria e pastelaria Deuse em Friedland fechou as suas portas. Na segunda-feira, após extensas discussões com o administrador da insolvência, a produção foi completamente interrompida. Isto significa que 43 funcionários das filiais de Friedland, Anklam, Ducherow, Torgelow, Löcknitz e Brüssow são afetados por demissões, que serão concretizadas nos próximos dias. A empresa familiar, que atua no ramo de panificação desde 1967, foi administrada na segunda geração por Jörg Deuse.

O encerramento surge na sequência da instauração do processo de insolvência por insolvência em abril deste ano. NNN relata que as previsões de vendas claramente não atingiram a realidade; Em vez do crescimento esperado de 5 a 10 por cento, registou-se um declínio de cerca de 5 por cento. Os aumentos de preços dos produtos de panificação não melhoraram a situação, o que sobrecarregou ainda mais as margens.

Os desafios da indústria

As razões para o encerramento são complexas. O fraco poder de compra na região e a migração de jovens das zonas rurais representam grandes desafios. Somam-se a isso máquinas obsoletas e um acúmulo de investimentos, que sobrecarregam a panificação. O aumento dos preços das matérias-primas e dos custos da energia, que aumentaram visivelmente desde o conflito na Ucrânia, também foram factores relevantes.

Outro ponto de pressão é o aumento do salário mínimo, que colocou pressão adicional sobre a empresa. Apesar das circunstâncias difíceis, os funcionários permaneceram leais e houve apenas uma demissão nas últimas semanas. Numa altura em que muitas empresas do setor de produtos de panificação enfrentam desafios semelhantes, Deuse não está sozinho. Kurier menciona que outras padarias, por exemplo a Backwelt Bäckereibetriebs GmbH, também enfrentam dificuldades económicas.

Um olhar para o futuro

Os dados da situação da indústria de produtos de panificação mostram que a situação a nível nacional continua tensa. [IDW]. A carga de trabalho é particularmente elevada em filiais pequenas, já que 86% dos funcionários relatam pressão de tempo e falta de pessoal.

A Padaria Deuse foi parte integrante da comunidade regional até ao fim e o seu encerramento mostra o quão desafiador é o setor neste momento. Com a esperança de estabilização económica e melhores condições, resta saber como o mercado se desenvolverá no futuro.

Enquanto isso, Netto planeja encontrar um novo inquilino para a filial em Ducherow, enquanto o espaço em Löcknitz será mantido. Os funcionários afetados estão nervosos com um futuro incerto, enquanto as padarias da região enfrentam profundas mudanças estruturais.