Atenção, Braunschweig! As mariposas processionárias do carvalho são tão perigosas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Braunschweig alerta sobre as mariposas processionárias do carvalho no verão de 2025: Evite alergias e reações cutâneas por meio de relatórios seguros.

Braunschweig warnt vor Eichenprozessionsspinnern im Sommer 2025: Allergien und Hautreaktionen vermeiden durch sichere Meldung.
Braunschweig alerta sobre as mariposas processionárias do carvalho no verão de 2025: Evite alergias e reações cutâneas por meio de relatórios seguros.

Atenção, Braunschweig! As mariposas processionárias do carvalho são tão perigosas!

O verão se aproxima e traz Braunschweig de volta à vida. Muitos são atraídos pela natureza, mas uma companhia indesejada também apareceu: as mariposas processionárias do carvalho. Essas temidas lagartas ficam ativas na região de maio ao final de julho ou início de agosto e se escondem principalmente nos carvalhos. Mas recomenda-se cautela! A partir do terceiro estágio larval, desenvolvem pêlos venenosos e urticantes, que não devem ser subestimados.

Os perigos associados ao contacto com estas lagartas não devem ser subestimados. As reações alérgicas podem se manifestar na forma de erupções cutâneas com coceira, vermelhidão e até dificuldade para respirar. As crianças que brincam ao ar livre, bem como os caminhantes e visitantes da floresta, estão particularmente em risco NetDoctor deixa claro. A inalação dos pêlos finos e picantes também pode irritar o trato respiratório superior e causar falta de ar em pessoas que já foram expostas.

O que fazer se você tiver uma infestação de mariposas processionárias do carvalho?

A cidade de Braunschweig toma medidas proativas contra as lagartas e remove ninhos em áreas sensíveis como escolas, creches, hospitais e lares de idosos em 24 horas. Em áreas residenciais, a remoção pode ocorrer inclusive em até 48 horas. Também é necessária cautela especial nas áreas mais gravemente afetadas, onde a cidade planeja tratá-las com nematóides – uma medida que é inofensiva para os seres humanos. Os sinais de uma infestação devem ser levados a sério e as áreas isoladas devem ser evitadas a todo custo.

Os perigosos pêlos que picam se quebram facilmente e podem ser espalhados pelo vento. Portanto, é aconselhável estar sempre atento aos sinais de infestação ao passar algum tempo na natureza. Os cidadãos podem denunciar casos suspeitos diretamente à prefeitura, que fornece endereço de e-mail e números de telefone: buergertelefon@braunschweig.de, 0531/470-1 e 0531/115.

Os sintomas em resumo

Quando você entra em contato com os pelos doloridos, os sintomas são variados. As partes descobertas do corpo, como pescoço, rosto e braços, são mais comumente afetadas. Os sinais típicos de alergia incluem urticária, bolhas e erupções cutâneas com coceira intensa. Também pode ocorrer conjuntivite aguda e, em casos raros, podem ocorrer reações alérgicas graves ou mesmo choque anafilático, o que torna a situação ainda mais crítica, como sublinha a AOK no seu artigo.

O comportamento correto pode ajudar a minimizar os perigos. O contato direto com as lagartas ou seus ninhos deve ser evitado a todo custo. Além disso, os quartos e móveis ao ar livre, como em churrascos ou piqueniques, devem ser verificados regularmente em busca de pequenas pragas.

Quando as temperaturas sobem e a natureza desperta, é necessária maior atenção. Aproveite os lindos dias de verão e fique seguro!