Aviso sobre as mariposas processionárias do carvalho: perigos para Braunschweig!
Braunschweig alerta sobre as mariposas processionárias do carvalho: perigos atuais, sintomas e medidas de prevenção até o final de julho.

Aviso sobre as mariposas processionárias do carvalho: perigos para Braunschweig!
Neste momento, recomenda-se extrema cautela na cidade de Braunschweig, pois as lagartas da mariposa processionária do carvalho estão em pleno andamento. Como relata t-online.de, esses companheiros vorazes são particularmente ativos até o final de julho ou início de agosto e se espalharam pelos carvalhos da cidade. Um perigo que não deve ser subestimado, que advém principalmente dos finos pelos ardentes das lagartas, considerados extremamente alergênicos.
Os pêlos espinhosos das mariposas processionárias do carvalho, que emergem do terceiro estágio larval, podem não apenas causar erupções cutâneas com coceira e vermelhidão, mas também desencadear sintomas respiratórios, como tosse e dor de garganta. Em alguns casos, podem até ocorrer ataques de asma, como aponta o NetDoktor. Portanto, é aconselhável ter extremo cuidado ao entrar em contato com as lagartas.
Perigos e sintomas
Como muitas informações da AOK deixam claro, o contato com os pêlos doloridos pode levar à dermatite de lagarta, que geralmente afeta áreas descobertas do corpo, como pescoço, rosto e braços. Os sintomas se manifestam na forma de urticária, bolhas e coceira intensa. Em alguns casos, reações alérgicas como urticária podem ocorrer 15 a 60 minutos após o contato.
Os grupos de risco, como as crianças que brincam, os caminhantes, os residentes em zonas florestais e até os trabalhadores florestais, estão particularmente em risco. Os pelos urticantes quebram-se facilmente e podem ser espalhados por longas distâncias pelo vento, de forma que o contato nem precisa ser direto com as lagartas ou ninhos.
Precauções e instruções
A cidade de Braunschweig já tomou diversas medidas para combater o problema. As áreas isoladas, como parques e escolas afectadas, devem ser evitadas a todo custo. Em instalações como creches, hospitais e lares de idosos, os ninhos são retirados em 24 horas, enquanto em áreas residenciais esse processo ocorre em 48 horas. As áreas particularmente afetadas incluem a parte norte do parque da cidade e a área da praça do mercado na Herzogin-Elisabeth-Straße.
Todos os cidadãos podem denunciar casos ou descobertas suspeitas ligando para 0531/470-1 ou 0531/115 ou por e-mail para buergertelefon@braunschweig.de. Além disso, é aconselhável tomar as primeiras medidas preventivas na primeira quinzena de maio, por exemplo, utilizando nemátodos nas copas dos carvalhos. A cidade está confiante de que estas medidas não colocarão as pessoas em risco.
A informação sobre a distribuição da mariposa processionária do carvalho e as medidas preventivas necessárias é particularmente importante porque, embora as lagartas ocorram em Braunschweig, não podem ser removidas imediatamente em todos os lugares. No entanto, com um olhar atento e a cautela necessária, os perigos podem ser evitados.