Futuro das arcadas de vidro em Emden: demolição ou resgate?
As arcadas de vidro de Emden estão prestes a ser demolidas, o que poderá pôr seriamente em perigo o centro da cidade. Custos de renovação e obras a partir de outubro de 2025.

Futuro das arcadas de vidro em Emden: demolição ou resgate?
Em Emden, o futuro das arcadas de vidro está em perigo. Uma possível demolição do impressionante marco arquitetônico da Neutorstrasse está sendo discutida depois que os custos de renovação foram estimados como muito altos. As arcadas de vidro não são apenas uma característica típica da paisagem urbana, mas também oferecem proteção aos caminhantes e compradores contra o vento e as intempéries. A perda destas galerias poderá impactar significativamente a qualidade da estadia na popular rua comercial. As lojas que se beneficiam da visibilidade seca de suas vitrines enfrentam tempos mais incertos se as arcadas forem de fato demolidas. No entanto, a cidade poderia considerar soluções alternativas, como a renovação parcial ou a utilização de materiais modernos, para salvar o popular ponto de encontro, como relata NWZonline.
Enquanto a discussão sobre as arcadas de vidro esquenta, as obras já estão em andamento na Neutorstrasse. Estas tiveram início no dia 6 de outubro e visam a renovação das linhas de gás, média tensão, ligação doméstica e fibra ótica. As obras durarão até o verão de 2026, e o trecho afetado se estende do Neutor Arkaden até a Rathausplatz. A boa notícia é que as lojas permanecerão abertas durante as obras e os pedestres terão acesso seguro às lojas. Há mudanças no roteamento do tráfego para os motoristas, que são claramente sinalizadas pelos serviços públicos de Emden para garantir operações tranquilas, como relata a cidade de Emden.
Desafios para os centros das cidades
A discussão sobre as arcadas de vidro não é apenas um problema local, mas reflecte um fenómeno mais amplo. Os desafios enfrentados pelos centros das cidades foram exacerbados pela pandemia do coronavírus. De acordo com uma publicação da BBSR, o futuro dos centros das cidades é um desafio central para o desenvolvimento urbano. A perda das lojas de departamentos, o papel dos jovens no desenho urbano e a influência do varejo online nas lojas físicas são apenas alguns dos temas que serão analisados. O desenho ativo e cooperativo dos espaços urbanos é crucial para centros urbanos vivos.
Para enfrentar esses desafios, são necessários conceitos e ideias inovadores. Projetos de reconversão de edifícios existentes, medidas de redução de trânsito e envolvimento da população são algumas das abordagens que estão a ser investigadas nos projetos de investigação do BBSR. A administração da cidade de Emden poderia possivelmente adotar estas ideias para revitalizar a Neutorstrasse e garantir a atratividade do centro da cidade a longo prazo.
Os próximos meses serão cruciais, não só para as arcadas de vidro, mas também para todo o centro da cidade de Emden, que pode ser revitalizado através de ações coletivas e soluções criativas.