Novo administrador distrital de Gifhorn: A decisão será tomada nas eleições de hoje!
Em 26 de outubro de 2025, Gifhorn elegerá um novo administrador distrital após a morte de Tobias Heilmann. Saiba mais sobre os candidatos e o processo eleitoral.

Novo administrador distrital de Gifhorn: A decisão será tomada nas eleições de hoje!
Hoje o distrito de Gifhorn é dominado pelas eleições distritais. Hoje, 26 de outubro de 2025, marca um momento crucial para a região, pois os cidadãos elegem um novo administrador distrital. Esta medida surge após a morte inesperada de Tobias Heilmann (SPD), falecido em maio de 2025, aos 49 anos. Heilmann, que está no cargo desde novembro de 2021, deixa uma lacuna no distrito que agora precisa ser preenchida. As lembranças dele só foram expressadas recentemente pelos companheiros quando pensaram em seu aniversário de 50 anos, que se aproximava, relata. ndr.de.
Com um total de 141.889 pessoas elegíveis para votar, os residentes de Gifhorn têm a oportunidade de votar. A idade para votar aqui já é 16 anos, o que envolve os jovens nas decisões políticas. Os locais de votação estão abertos hoje das 8h às 18h. e para eleger o novo administrador distrital é necessária uma maioria absoluta de mais de 50 por cento dos votos. Se isto não der certo, haverá um segundo turno entre os dois candidatos mais fortes em 9 de novembro, como t-online.de relatórios.
Candidatos na corrida
A fase da eleição distrital foi inaugurada por quatro candidatos que disputam o cargo. Aqui estão os possíveis sucessores de Tobias Heilmann:
- Philipp Raulfs (SPD) aus Hillerse
- Telse Dirksmeyer-Vielhauer (CDU) aus Vordorf
- Stefan Marzischewski-Drewes (AfD) aus Gifhorn
- Marion Mäding (BSW) aus Calberlah
Este cargo de administrador distrital em Gifhorn sempre foi ocupado por pessoas da CDU ou do SPD desde 1963. Isto mostra claramente que o novo administrador distrital é confrontado com um grande legado político. A eleição sempre tem impacto na direção futura do distrito.
Uma olhada na participação eleitoral
A importância das eleições distritais também pode ser vista no contexto das eleições locais na Baixa Saxónia. Estes datam de 1946 e são de grande importância para os eleitores. As eleições locais são uma pedra angular da participação democrática na Baixa Saxónia, sendo os administradores distritais eleitos para um mandato de oito anos. Nesta volta eleitoral, os eleitores têm de prestar especial atenção porque a última oportunidade de votar se aproxima se nenhum candidato obtiver a maioria necessária na primeira volta, como observa [wikipedia.de](https://de.m.wikipedia.org/wiki/ Results_der_Kommunalwahlen_in_Niedersachsen).
Por fim, resta saber como os eleitores decidirão hoje e quem acabará por suceder a Tobias Heilmann. O resultado preliminar é esperado na noite de domingo, enquanto o resultado final será anunciado na noite de segunda-feira. Um domingo de eleições emocionante para a população do distrito de Gifhorn!