Aldeias em revolta: Herberhausen e Roringen defendem-se contra mudanças eleitorais!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Duas aldeias de Göttingen resistem à reforma eleitoral. Os prefeitos locais estão pedindo que a cidade permaneça no distrito eleitoral de Göttingen.

Zwei Göttinger Dörfer wehren sich gegen die Wahlkreisreform. Ortsbürgermeister fordern Verbleib im Wahlkreis Göttingen.
Duas aldeias de Göttingen resistem à reforma eleitoral. Os prefeitos locais estão pedindo que a cidade permaneça no distrito eleitoral de Göttingen.

Aldeias em revolta: Herberhausen e Roringen defendem-se contra mudanças eleitorais!

Em Göttingen, as alterações planeadas nos círculos eleitorais estão a causar grande alvoroço. A presidente da Câmara local de Roringen, Marion Stadlhuber, e o seu colega de Herberhausen, Volker Grothey, expressaram abertamente o seu horror face à mudança proposta para o círculo eleitoral de Duderstadt. Esta medida é considerada necessária para remediar o défice democrático na Baixa Saxónia, mas as aldeias mais orientais da cidade, em particular, não querem fazer parte deste plano. As suas preocupações são grandes: o conselho local de Herberhausen já enviou um apelo à administração da cidade para exigir que permaneçam no círculo eleitoral de Göttingen. “Simplesmente não sentimos que estamos em boas mãos aqui”, disse Grothey relatou o Göttinger Tageblatt.

O pano de fundo não é irrelevante. O círculo eleitoral de Göttingen tem um tamanho anormal de 10,96% acima da média, enquanto Duderstadt está 18,37% abaixo da média. Para garantir que a reforma do círculo eleitoral continue juridicamente justificável, é estipulado por lei um desvio máximo de 15%. Mas muitos cidadãos em Herberhausen e Roringen concordam: a mudança tornaria-os “eleitores de segunda classe” e não representaria adequadamente a sua voz no parlamento estadual. “Tem alguma coisa nisso”, diz a parlamentar estadual Karola Margraf, que critica a proposta do governo estadual confirmou a cidade de Göttingen.

Reuniões do conselho local como plataforma de diálogo

Haverá várias reuniões do conselho local na segunda semana de novembro de 2025, onde a mudança de círculo eleitoral também estará na ordem do dia. Na terça-feira, 11 de novembro, o conselho local de Herberhausen se reunirá no centro comunitário e também discutirá a declaração sobre a reforma eleitoral. A reunião começa às 20h. e todos têm a oportunidade de fazer perguntas e contribuir com suas opiniões.

Além do ponto central da reforma eleitoral, outros temas como subsídios a clubes e instituições e expansão da fibra óptica também estão em pauta informou a cidade de Göttingen.

Além disso, os conselhos locais de Elliehausen/Esebeck e Weende/Deppoldshausen, bem como Groß Ellershausen/Hetjershausen/Knutbühren estão ativos e têm tópicos importantes como o plano de transporte local e a acalmia de tráfego para discutir nas suas reuniões. No cenário representativo destas reuniões, fica claro o quão importantes são as opiniões dos cidadãos nos diferentes distritos, mesmo quando se trata de um tema tão controverso como a reforma do círculo eleitoral.