Casal do semáforo de Hildesheim: Tribunal protege a diversidade contra ações judiciais!
Em Hildesheim, é tomada uma decisão sobre os casais do mesmo sexo no semáforo. Um demandante acredita que é ilegal; as regras do Tribunal Administrativo de Hanôver.

Casal do semáforo de Hildesheim: Tribunal protege a diversidade contra ações judiciais!
Em Hildesheim, um processo judicial está a causar agitação relativamente à conversão de semáforos para peões com motivos do mesmo sexo. Na terça-feira, 23 de setembro de 2025, o Tribunal Administrativo de Hanover rejeitou o processo de um homem como inadmissível. Ele argumentou que a representação de casais do mesmo sexo restringia seus direitos parentais como pai “conservador”. O demandante vê sua orientação e identidade heterossexual prejudicadas e considera os motivos do semáforo inconstitucionais.
No entanto, o juiz presidente, Arne Gonschior, deixou claro que não houve violação dos direitos do demandante. Enfatizou que os semáforos refletem a realidade social e que não há violação das regras de trânsito rodoviário. Os regulamentos não protegem o demandante individualmente, pelo que a conversão dos 14 semáforos, que está ativa em Hildesheim desde meados de junho, pode continuar. A Câmara Municipal decidiu a conversão em junho de 2023 para enviar um sinal de tolerância.
O tema não é novo no norte da Alemanha. Em cidades como Hanover e Braunschweig, esses motivos de semáforos para pessoas do mesmo sexo foram estabelecidos há vários anos. Em Hanôver, os semáforos correspondentes entraram em funcionamento há cinco anos, enquanto Braunschweig também tem utilizado pares de semáforos do mesmo sexo para promover a tolerância desde 2022. Estes desenvolvimentos mostram que a questão da aceitação e visibilidade das pessoas LGBTQ+ está cada vez mais em destaque.
Com a sentença, o desembargador Gonschior espera paz jurídica no debate. No entanto, o demandante tem a oportunidade de interpor recurso junto do Tribunal Administrativo Superior da Baixa Saxónia e, aparentemente, planeia intentar novas ações judiciais contra a decisão do Conselho de Hildesheim. Isto poderia alimentar ainda mais a discussão sobre a visibilidade do mesmo sexo em espaços públicos.
No geral, resta saber como esta questão irá evoluir, especialmente num país que tem lutado cada vez mais com questões de igualdade nos últimos anos. Os motivos dos semáforos em Hildesheim são uma afirmação clara do que já está sendo vivido na cidade. Um bom talento para a tolerância e a diversidade parece ter sido demonstrado aqui, mesmo que certamente ainda haja muito o que discutir.