Diocese de Osnabrück se recusa a divulgar nomes de abusos!
A diocese de Osnabrück continua empenhada em não divulgar nomes de abusos, apesar das preocupações legais e do progresso no processo de proteção.

Diocese de Osnabrück se recusa a divulgar nomes de abusos!
Atualmente há grandes discussões na diocese de Osnabrück sobre como lidar com a violência sexual. Um porta-voz da diocese confirmou que não quer divulgar os nomes dos autores dos abusos. Esta decisão baseia-se em preocupações jurídicas significativas, que a diocese não deseja aprofundar. Em vez disso, a intenção é lidar com este assunto delicado como parte do processo de protecção da Igreja. A diocese não seria a primeira a ser confrontada com esta questão potencialmente prejudicial; Há dois anos, a diocese de Aachen publicou uma lista com os nomes dos abusadores, um passo que Osnabrück não irá imitar. Nas últimas oito décadas, mais de 120 clérigos da diocese abusaram sexualmente de menores ou pupilos, um sinal preocupante que levanta muitas questões.
Para ter em conta as vítimas de abusos e o próprio problema, foram tomadas novas medidas no ano passado. Em 20 de setembro de 2022, a Universidade de Osnabrück apresentou um relatório provisório sobre o estudo da violência sexual na diocese desde 1945. Este relatório revelou deficiências significativas na forma como os afetados foram tratados e na gestão dos arquivos. O Bispo Diocesano Franz-Josef Bode anunciou então medidas para melhorar o processo de protecção, incluindo a criação do Conselho dos Afectados do Norte na Primavera de 2022. Um membro deste conselho será enviado para o grupo de monitorização do processo de protecção.
Medidas para apoiar as pessoas afetadas
Como parte de um esforço de renovação e transparência, foi anunciada uma posição para Representante Independente no Processo de Proteção. Sarah Röser assumiu esta tarefa em 1º de fevereiro de 2024. Além disso, em novembro de 2023, Simon Kampe foi nomeado ombudsman para as pessoas afetadas pela violência sexual. Para apoiar as preocupações financeiras dos afectados, foi criado um fundo de 50.000 euros. Desde setembro de 2022 já foram pagos 273 mil euros em 13 processos.
Em 2023, a diocese de Osnabrück reportou um total de 44 casos de violência sexual ao seguro legal de acidentes, o que demonstra a urgência e a extensão do problema. Também foram introduzidas medidas para garantia de qualidade na responsabilidade do pessoal: Desde 1º de junho de 2023, Yvonne von Wulfen e Thilo Wilhelm chefiam o Departamento Episcopal de Recursos Humanos. Dom Bode anunciou que no futuro apresentaria relatórios anuais sobre decisões importantes ao Conselho Comum. Além disso, o “Regulamento sobre Gestão de Arquivos de Pessoal” entrou em vigor em 1º de janeiro de 2022 para padronizar o tratamento de assuntos de pessoal.
Progresso e desafios
Contudo, resta sublinhar que lidar com a violência sexual na Igreja na Alemanha é um processo demorado, que varia muito e é frequentemente caracterizado por disputas. A diocese de Osnabrück, que já fez progressos no processamento, contradiz as abordagens de outras dioceses onde o processamento nem sempre é transparente ou nem sequer é realizado. As mulheres e os homens que sofreram violência sexual devem ter voz, e isto só poderá funcionar se as dioceses estiverem preparadas para enfrentar abertamente estas questões difíceis. Para muitos, a cultura do silêncio que dura há décadas parece ser um sinal de que ainda é preciso fazer muita persuasão.
A evolução dos últimos anos mostra que há definitivamente mudanças, mas também que ainda há muito a fazer para reconquistar a confiança do público. Afinal, é de esperar que as medidas tomadas dêem frutos a longo prazo e que a protecção das pessoas afectadas na diocese de Osnabrück possa ser seriamente melhorada. Ainda não se sabe como será isto noutras regiões da Alemanha e noutras regiões. Dados os muitos relatórios e discussões sociais sobre a violência sexual, todos os envolvidos devem permanecer vigilantes para criar um clima em que as pessoas afetadas sejam ouvidas e protegidas.
Para mais informações sobre as medidas e desenvolvimentos na Diocese de Osnabrück você pode ler os artigos de Rádio do sistema operacional, Diocese de Osnabrück e Funk alemã ler.