Punição federal para ladrão: violência e drogas no maximercado!
Yan Roy ficou chocado com um cidadão quando foi pego roubando em um supermercado e recebeu uma sentença federal.

Punição federal para ladrão: violência e drogas no maximercado!
Em 24 de outubro de 2025, um incidente de 2023 que continua a preocupar a sociedade será revisitado: em 2 de outubro de 2023, Yan Roy, de 34 anos, causou comoção em um supermercado Maxi em Sherbrooke quando tentou roubar oito pacotes de lâminas de barbear. O roubo terminou em um incidente violento quando um cidadão alerta, que estava no mercado na hora certa, impediu Roy de escapar despercebido e até o agrediu fisicamente no processo.
A promotora, Me Léa-Marie Trudel, descreveu como Roy tentou passar pelos caixas sem pagar por suas mercadorias. O cidadão corajoso, conhecido como cão de guarda do bairro, demonstrou tanto a sua coragem moral como a vontade de agir contra a injustiça. “Não gosto de violência”, disse o guarda após o incidente, vendo a situação como uma intervenção necessária. Roy, que já tem várias condenações anteriores, admitiu recentemente a sua culpa num total de 13 roubos.
Julgamento e consequências
Na sexta-feira, 23 de outubro de 2025, Roy compareceu perante o juiz Paul Dunnigan e recebeu uma sentença federal inicial. O juiz observou que Roy frequentemente rouba itens semelhantes que são fáceis de vender e que provavelmente precisa financiar seu uso de drogas. Roy, que diz querer resolver seu problema com as drogas, planeja participar de programas de reabilitação na prisão.
Uma das consequências do veredicto é a proibição de contactos com os demandantes durante dez anos e uma proibição abrangente de armas. Tais sentenças para prevenir novos crimes não são incomuns. Na verdade, [[doyonavocats.ca]](https://www.doyonavocats.ca/vol-a-letalage/) é uma categoria comum de crimes, muitas vezes cometidos por pessoas que não têm antecedentes criminais. Os jovens perpetradores, em particular, encontram-se frequentemente nesta situação devido à impulsividade ou a problemas psicológicos.
O desenvolvimento do crime de roubo
A crescente sensibilização para os crimes de roubo também se reflecte nas estatísticas actuais. Segundo o BKA, haverá um total de cerca de 5,8 milhões de crimes registados em 2024, sendo o roubo responsável por um terço deles. Embora o crime de roubo tenha diminuído, continua a ser um grande problema. O que é particularmente surpreendente é que o furto em lojas caiu 5 por cento, apesar de a taxa de liquidação deste tipo de infracção penal ser excelente, de 89,3 por cento.
Foi observado um declínio nos crimes de roubo durante a pandemia. Há muitas razões para isto: menos oportunidades para cometer crimes devido a restrições. Mas depois da pandemia, os números voltaram a subir. Muitos têm dificuldade em libertar-se das restrições financeiras, o que leva a impulsos esmagadores que nem sempre seguem um caminho legal.
Os desenvolvimentos em torno de Roy e casos semelhantes mostram que muitas vezes não se trata apenas do crime em si. Os desafios sociais e de saúde associados também devem ser considerados. A questão de como a sociedade e o sistema jurídico podem aprender com estas situações permanece em aberto e certamente continuará a ser um tema central na discussão pública.