Colheita de morango em Schleswig-Holstein: geada e chuva retardam a diversão!
O início da colheita de morangos em Schleswig-Holstein em 2025 é decepcionante devido às condições climáticas geladas e às baixas quantidades colhidas.

Colheita de morango em Schleswig-Holstein: geada e chuva retardam a diversão!
A colheita de morangos em Schleswig-Holstein em 2025 teve um início bastante acidentado. Apesar da abertura oficial da temporada em Fuhlendorf, distrito de Segeberg, na terça-feira, as expectativas dos produtores de morango não foram atendidas. As condições climáticas variáveis, especialmente as noites geladas no final de abril e início de maio, prejudicaram o desenvolvimento das flores. Christian Ufen, um produtor de morangos de Dithmarschen, estima que a quantidade colhida seja menos optimista do que nos anos anteriores devido ao menor número de flores e frutos mais pequenos. Relatórios de notificação de falha na entrega.
As baixas temperaturas das últimas semanas também atrasaram o amadurecimento dos frutos. Embora os primeiros morangos sejam colhidos em politúneis, a maioria das empresas não espera quantidades maiores até meados de maio. Os verdadeiros morangos ao ar livre só podem ser esperados a partir de junho deste ano, o que torna a antecipação das frutas doces ainda mais incerta. Em Schleswig-Holstein, os morangos são cultivados em cerca de 1.000 hectares de área de cultivo, tendo as condições climáticas uma influência decisiva em toda a colheita Relatórios mundiais.
Estimativas de colheita e métodos agrícolas
Embora o início da colheita seja difícil, as estatísticas mostram que o cultivo do morango tem apresentado uma tendência positiva nos últimos anos. Em 2024, era esperado um rendimento superior a 211 decitons por hectare sob politúneis, o maior desde 2012. Este ano, o volume de colheita esperado até agosto poderá rondar as 12 mil toneladas, dependendo das condições climáticas. Relatórios de Estatísticas do Norte.
Em campo aberto, a área de cultivo de morangos prontos para serem colhidos na próxima safra é de 232 hectares. Destes, 69 hectares estão sob coberturas protetoras altamente acessíveis. Há dois anos, a estimativa de colheita para cultivo ao ar livre era de 99 decitons por hectare, o que está bem abaixo da média de seis anos.
Esperança por um tempo melhor
Os produtores de morango esperam agora um clima mais estável e mais quente. As chuvas na Costa Oeste contribuíram para que as condições dos frutos permanecessem incertas. Apesar dos desafios das geadas e das chuvas, a antecipação da colheita permanece ininterrupta. A região olha com esperança para as próximas semanas para ver se o tempo será favorável para os produtores de morango.
Um destaque para muitas famílias e amantes de frutas continua sendo a colheita em inúmeras fazendas em Schleswig-Holstein, onde cerejas e outras frutas também estão esperando para serem colhidas. Esta tradição não só traz fruta fresca ao prato, mas também alegria para jovens e idosos na natureza. Se você quiser passar algumas horas ao sol, esta é uma ótima maneira de fazê-lo.