Lübeck ganha prémio de mobilidade: Beckergrube torna-se numa zona pedonal!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Lübeck ganha o Prêmio Mobilidade 2025 pelo redesenho do Beckergrube, um projeto pioneiro para mais espaço para pedestres e ciclistas.

Lübeck gewinnt den Mobilitäts-Preis 2025 für die Neugestaltung der Beckergrube, ein zukunftsweisendes Projekt für mehr Fußgänger- und Radfahrerraum.
Lübeck ganha o Prêmio Mobilidade 2025 pelo redesenho do Beckergrube, um projeto pioneiro para mais espaço para pedestres e ciclistas.

Lübeck ganha prémio de mobilidade: Beckergrube torna-se numa zona pedonal!

Numa celebração radiante da inovação, Lübeck ganhou recentemente o Prémio de Mobilidade nas Olimpíadas de Energia deste ano. O prémio foi atribuído ao projeto “Redesign de Beckergrube – Transição de Mobilidade e Mudança Estrutural em Espaços Urbanos Resilientes”. O objetivo deste ambicioso projeto é transformar uma rua central numa área de tráfego favorável ao clima e ao futuro, que não só melhore a paisagem urbana, mas também torne a estadia mais agradável para os cidadãos. A cidade tem um total de 7.666 euros em prémios monetários, que serão canalizados para futuros planeamentos. De acordo com [LN Online]. 

A reconversão do Beckergrube centra-se na criação de um espaço amplo para peões e ciclistas, no qual se pretende também aumentar a qualidade de estadia num centro da cidade cada vez mais animado. Para implementar o plano de forma eficiente, foram definidas etapas claras, com as obras a começarem no final do verão do ano passado e com conclusão prevista para 2026. No entanto, nem tudo correu sem dificuldades - algumas empresas locais, incluindo o popular restaurante Colestreet, tiveram de fechar enquanto as obras estavam em pleno andamento.

Detalhes sobre a reforma e financiamento

A reformulação do Beckergrube faz parte de um conceito de mobilidade mais amplo que foi decidido em 2019. O objetivo é aumentar a qualidade da estadia e promover modos de transporte ecológicos no centro da cidade, como informa a administração da cidade em seu site Lübeck.de. Com um sólido volume total de 3,5 milhões de euros, financiado pelo programa federal “Projetos Nacionais de Desenvolvimento Urbano”, está a ser desenvolvido um trabalho numa solução que tem em conta de forma sustentável o tráfego a pé, de bicicleta e de autocarro. As alterações no trânsito durante o encerramento total de outubro de 2024 ao outono de 2026 já estão a ser planeadas: lojas, restaurantes e instalações médicas continuarão facilmente acessíveis aos peões, enquanto o ciclismo nas zonas pedonais será possível à noite.

Um serviço de transporte também melhorará as ligações entre as praças centrais. Os desvios para o tráfego de veículos e ônibus também foram cuidadosamente considerados para que o fluxo do tráfego possa ser mantido apesar das extensas obras. O parque de estacionamento St. Marien também permanece acessível, o que é importante para muitos condutores.

Envolvimento da população e eventos

A participação cidadã é um elemento central do projeto e, como parte disso, foi fundado um conselho consultivo da Beckergrube, composto por cerca de 30 representantes de diversos grupos de interesse. Também estão previstos eventos de informação e participação pública, incluindo um dia aberto ao local agendado para 10 de maio de 2025. Aqui, os residentes de Lübeck têm a oportunidade de participar ativamente na reformulação do espaço urbano e de contribuir com as suas ideias.

A conversão do Beckergrube não é apenas um projecto local, mas também reflecte a tendência em muitas cidades de aumentar a qualidade de vida através de conceitos de mobilidade sustentável. Não é, portanto, surpreendente que iniciativas semelhantes estejam também a ser levadas a cabo noutras partes da Alemanha, como Berlim. Berlin.de explica que também aí o foco está na melhoria da rede ambiental, ou seja, caminhadas e ciclismo, bem como autocarros e comboios, a fim de abrandar visivelmente a tendência para o transporte individual motorizado.