Novo reitor em Lübeck: Oliver Erckens confia na confiança e nas reformas!
Oliver Erckens será o novo reitor em Lübeck, eleito pelo sínodo em 15 de novembro de 2025. Ele assumirá o cargo em maio de 2026.

Novo reitor em Lübeck: Oliver Erckens confia na confiança e nas reformas!
Um vento fresco sopra na igreja de Lübeck! Em 15 de novembro de 2025, o sínodo do distrito religioso de Lübeck-Lauenburg elegeu o pastor Oliver Erckens como o novo reitor. Com 46 dos 60 votos, ele venceu claramente a sua concorrente Bettina Axt, que recebeu 13 votos. A partir de maio de 2026, Erckens sucederá à reitora Petra Kallies e, assim, assumirá um papel importante na paróquia de Lübeck. Como relata Herzogtum Direkt, o bispo da Igreja do Norte, Kirsten Fehrs, destacou suas habilidades comunicativas e toque humano.
“Temos que conceber reformas de forma inteligente e clarividente”, disse Erckens. O jovem de 41 anos, que atua como pastor em Siebenbaumen e Sandesneben desde 2020, já tem muita experiência. Originário de Baden, estudou teologia em Rostock e anteriormente foi vigário em Rendsburg. Ele atua no distrito religioso de Lübeck-Lauenburg desde 2018 e mora com sua família em Siebenbaumen. “Conheço bem os problemas locais”, garante, “e quero encontrar soluções junto com as pessoas”.
Aceite a responsabilidade social
O papel da igreja na sociedade é particularmente importante para Erckens. Tendo em conta a crescente incerteza entre a população, especialmente quando se trata de questões financeiras e dos receios quanto ao futuro, ele vê a responsabilidade da Igreja em defender as pessoas sem voz. Erckens está convencido: “Temos que tornar visível o amor de Deus”. Isto acontece não apenas nos cultos da igreja, mas também no envolvimento ativo com questões sociais. Ele também está envolvido na formação de vigários e é responsável por trabalhar com os candidatos à confirmação.
Esta responsabilidade também tem uma dimensão histórica. Como enfatiza a [Agência Federal de Educação Cívica](https://www.bpb.de/shop/zeitschriften/apuz/archiv/535055/zur-socialen-und-politiken-rolle-der-katholischen-kirche-in-der-bundes Republik-deutschland/), a Igreja é chamada a comentar questões sociais e políticas e a oferecer orientações éticas. Num mundo em rápida mudança, em que as tecnologias e as estruturas sociais estão a mudar, deve também enfrentar novos desafios, como lidar com o desemprego e os aspectos morais do progresso técnico.
Um passo para o futuro
“Aguardo com confiança o meu novo cargo”, diz Erckens, e os seus colegas, Reitor Philip Graffam e Reitor Dirk Süssenbach, concordam com ele. A visão do futuro é moldada pela ideia de que a igreja não é apenas um local de culto, mas também deve contribuir activamente para moldar uma sociedade humana, sem perder de vista a pluralidade da sociedade.
Oliver Erckens deu os primeiros passos para uma nova era com visões claras e ouvidos abertos às necessidades das pessoas. A comunidade de Lübeck pode esperar novos impulsos e uma liderança empenhada que se concentre principalmente na alma e no coração das pessoas.
Com firme compromisso e apoio dos membros do grupo da igreja, ele conseguirá levar o amor de Deus ao mundo.