Nordic Film Days: Filmes destacam cuidado e solidão na Alemanha!
Lübeck está celebrando o Nordic Film Days 2025 com filmes sobre cuidados e saúde que abordam desafios sociais.

Nordic Film Days: Filmes destacam cuidado e solidão na Alemanha!
Hoje trata-se de temas interessantes relacionados à enfermagem e à saúde, que serão o foco dos Nordic Film Days deste ano em Lübeck. Sob o lema “Filmes sobre cuidado e saúde” serão apresentados diversos filmes que dão luz aos desafios e ao quotidiano do sector da saúde. Uma análise da seleção mostra que esses filmes costumam usar recursos de estilo documentário para aproximar os problemas reais que são comuns na enfermagem a um público amplo.
O longa-metragem dinamarquês “Home Sweet Home”, que acompanha a vida de um cuidador de idosos, chama a atenção. Ela enfrenta os desafios diários dos cuidados domiciliários, um tema financiado pelo município da Dinamarca. Isto está em tensão com a clássica série médica alemã “Schwarzwaldklinik”, que transmite episódios antigos para marcar o seu 40º aniversário. Como ln-online.de relata, a série idealiza a vida cotidiana do hospital, enquanto os filmes mais recentes pintam um quadro muito mais realista do sistema de saúde.
Solidão na velhice
Mas o que tudo isso tem a ver com a solidão? Uma estatística assustadora mostra que cerca de uma em cada dez pessoas idosas na Alemanha é afetada pela solidão. Como mostram os estudos malteses, o número de contactos sociais diminui frequentemente à medida que as pessoas envelhecem, o que aumenta o risco de isolamento. Os idosos, em particular, muitas vezes experimentam uma falta de relações sociais objetivamente mensurável, o que leva a um risco aumentado de se sentirem sozinhos. O tema também pode ser encontrado nas apresentações de conteúdo cinematográfico no Nordic Film Days.
Além disso, a curta-metragem alemã “Keine Zeit/No Time” trata do quotidiano num serviço de enfermagem e da solidão associada na velhice, e a curta-metragem “Teresa, Estação B” conta a história de uma cuidadora que tem de deixar os filhos sozinhos em casa. Essas histórias revelam como a solidão pode ter um impacto duradouro na qualidade de vida e no bem-estar. Estas informações são consistentes com os resultados de um inquérito realizado na primavera de 2021 que concluiu que mais de 22% das pessoas com 75 anos ou mais se sentem frequentemente ou ocasionalmente solitárias.
Os dias de cinema não apenas oferecem insights divertidos, mas também trazem à luz questões sociais urgentes que muitas vezes não recebem atenção suficiente na vida cotidiana. Isto deixa claro: há necessidade de ação. Juntos devemos trabalhar para aumentar a conscientização sobre a solidão na velhice e encontrar soluções. O festival de cinema pode ser um primeiro passo para iniciar estas conversas importantes e abrir os olhos das pessoas para uma questão que afecta muitas pessoas.
No geral, os Nordic Film Days convidam você a tornar visíveis os desafios muitas vezes ocultos nos cuidados e na saúde. O contraste com a representação romantizada na “Clínica da Floresta Negra” é particularmente impressionante, e os filmes presentes desafiam-nos a pensar criticamente sobre as nossas visões sociais.