Schleswig-Holstein: Educação no campo intermediário – desafios e oportunidades!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Schleswig-Holstein alcançou o 10º lugar no Monitor de Educação de 2024. São analisados ​​os pontos fortes e fracos da educação.

Schleswig-Holstein erreicht im Bildungsmonitor 2024 den 10. Platz. Analysiert werden Stärken und Schwächen der Bildung.
Schleswig-Holstein alcançou o 10º lugar no Monitor de Educação de 2024. São analisados ​​os pontos fortes e fracos da educação.

Schleswig-Holstein: Educação no campo intermediário – desafios e oportunidades!

Schleswig-Holstein ficou em oitavo lugar entre os estados federais alemães no atual Monitor da Educação, uma análise abrangente realizada pela Nova Iniciativa de Economia Social de Mercado (INSM). O estudo avalia 98 indicadores em vários domínios de acção e mostra que a região norte da Alemanha está a ter bons resultados em algumas áreas. Por exemplo, Schleswig-Holstein garante elevada eficiência do tempo e qualidade escolar, o que se reflete numa menor taxa de repetência entre os alunos, inferior à média nacional. Os resultados foram particularmente convincentes nos testes de desempenho escolar, especialmente na compreensão auditiva, o que indica boa qualidade de ensino, relata estrela.

Apesar desses aspectos positivos, também existem desvantagens. De acordo com o Education Monitor 2024, Schleswig-Holstein ocupa o décimo lugar entre 16 estados federais, o que fica aquém das expectativas em comparação com outros estados federais. A região precisa de fazer melhorias, especialmente nas áreas do ensino superior e da orientação para a investigação. Os números mostram que mais estudantes do primeiro ano estão saindo do país do que ingressando. Além disso, a taxa de doutorado está abaixo da média nacional. Este desafio pode dever-se às alterações demográficas e à falta de atratividade das universidades.

Pontos fortes e fracos no campo da educação

Com um segundo lugar em eficiência de tempo e uma excelente cota empregadora no ano de preparação profissional (67,5% contra 51,9% em todo o país), Schleswig-Holstein pode marcar pontos em termos de pobreza educacional e ocupa o quarto lugar aqui. A qualidade da escola também alcançou uma classificação acima da média, especialmente as competências de leitura dos alunos do nono ano. No entanto, há uma falta de eficiência dos factores de produção, onde Schleswig-Holstein ocupa o último lugar. A proporção de pessoal científico e artístico poderia ser maior e as taxas de investimento são baixas. Na categoria universidade/MINT, a região ocupa o penúltimo lugar, o que torna ainda mais urgente a tomada de medidas para melhorá-la.

Uma análise renovada dos números mostra que existe uma necessidade urgente de ação no financiamento das infraestruturas e na digitalização. Com uma quota a tempo inteiro de apenas 42,1% para crianças e 31,9% para estudantes do ensino primário, Schleswig-Holstein está significativamente sub-representado aqui em comparação com outros estados federais. Os equipamentos digitais também deixam muito a desejar, o que evidencia a necessidade de investimento nestas áreas.

Mídias digitais no ensino

No entanto, há um desenvolvimento positivo na integração dos meios digitais no ensino. O Instituto para o Desenvolvimento da Qualidade nas Escolas de Schleswig-Holstein (IQSH) lançou a plataforma de testes online LeOniE.SH, que facilita o acesso aos testes do 3º ao 10º ano. Estes testes baseiam-se nos cadernos de testes VERA de anos anteriores e fornecem informações precisas sobre os níveis de aprendizagem. Os professores podem usar isso para identificar especificamente os pontos fortes e fracos da turma e melhorar ainda mais a qualidade do ensino. O objetivo é melhorar continuamente o processo de ensino e aprendizagem e dar sinais para os ajustes necessários.

Globalmente, Schleswig-Holstein enfrenta o desafio de desenvolver os seus pontos fortes e, ao mesmo tempo, abordar os seus pontos fracos. Os investimentos na educação infantil, no apoio linguístico e de leitura e nas infraestruturas digitais são essenciais para melhorar de forma sustentável o panorama educativo no país e, assim, travar o êxodo de jovens talentos. É necessário um amplo discurso sobre o futuro da educação em Schleswig-Holstein - porque ainda há aqui muito potencial que precisa de ser explorado.

Para mais informações sobre os resultados do monitor educativo e as áreas específicas de atuação, visite o site INSM e o Governo estadual de Schleswig-Holstein.