O passado secreto de uma criança: o filho da agente da RDA Ruth Werner

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Aprenda a comovente história de vida de Peter Beurton, filho da agente da RDA Ruth Werner, e seu impacto em Neustrelitz.

Erfahren Sie die bewegende Lebensgeschichte von Peter Beurton, dem Sohn der DDR-Agentin Ruth Werner, und ihre Auswirkungen auf Neustrelitz.
Aprenda a comovente história de vida de Peter Beurton, filho da agente da RDA Ruth Werner, e seu impacto em Neustrelitz.

O passado secreto de uma criança: o filho da agente da RDA Ruth Werner

Peter Beurton, de 82 anos, vive na pitoresca paisagem do lago Feldberg, cuja história de vida está intimamente ligada a uma figura notável da história alemã: sua mãe, Ruth Werner. Werner, nascida Ursula Maria Kuczynski, foi uma agente comunista que trabalhou para a inteligência militar soviética durante a era nazista. Também conhecida pelo codinome “Sonja”, ela publicou o romance autobiográfico “Sonjas Rapport” em 1977, no qual relatou abertamente sua emocionante e perigosa vida como espiã. SVZ informa que...

Ruth Werner nasceu em 15 de maio de 1907 em Friedenau, Berlim e cresceu como um dos seis filhos de uma família judia. Ela ingressou no Partido Comunista Alemão (KPD) ainda jovem e esteve ativamente envolvida na resistência comunista. Na década de 1930 viveu em vários países, incluindo China e Suíça, onde trabalhou como espiã para o GRU. Além de uma agente talentosa, ela também foi uma escritora que narrou suas experiências em diversos livros. A Wikipédia fornece informações sobre Ruth Werner…

A infância agitada de Peter Beurton

Peter Beurton nasceu em Oxford em 1943 e era filho de Ruth Werner e do comunista Len Beurton, que lutou contra Franco na Espanha. A família inicialmente só falava inglês, razão pela qual Peter só aprendeu alemão em 1950, quando se mudaram para Berlim Oriental. Lá ele teve que ir para um orfanato com sua meia-irmã. Apesar destas circunstâncias difíceis, a sua mãe visitava as crianças regularmente. Inicialmente, Peter teve uma impressão bastante negativa dos alemães, mas as suas condições de vida mudaram enormemente ao longo do tempo. SVZ descreve a infância de Peter Beurton...

Em 1953, a família começou a visitar regularmente a pitoresca área ao redor de Carwitz, o que ajudaria Peter a conhecer um lado diferente da Alemanha. Depois da escola, Peter estudou biologia e obteve o doutorado. Ele então trabalhou no Instituto Central de Filosofia da Academia de Ciências de Berlim e ainda hoje atua em trabalhos acadêmicos.

Legado e memória

A história de Ruth Werner não é apenas a história de uma espiã, mas também a história de sua época e de suas crenças políticas. A sua vida atravessou todos os altos e baixos do século XX e deixou uma obra literária significativa que contribui para a compreensão desta época turbulenta. Além da sua obra literária, também se empenhou na cultura da memória: desde a década de 1970, passa regularmente os verões em Carwitz, onde foi fundada em 2010 uma associação para preservar o seu legado. Infelizmente, este clube foi dissolvido em 2023.

Ruth Werner morreu em 7 de julho de 2000 em Berlim e encontrou seu local de descanso final em Baumschulenweg. Seu filho Peter Beurton, com raízes e história familiar profundamente enraizadas, continua sendo uma voz importante na memória daquilo que ele e sua mãe viveram. Fica claro que as vidas de Ruth Werner e Peter Beurton não apenas deixaram sua marca na história, mas também moldaram as histórias pessoais de inúmeras pessoas que viveram nessa época.

Para obter informações mais interessantes sobre o mundo da espionagem em Berlim, visite este link.