Neustrelitz está planejando uma nova torre do castelo: uma olhada na história da democracia!

Neustrelitz está planejando uma nova torre do castelo: uma olhada na história da democracia!

Neustrelitz, Deutschland - Na noite de segunda-feira, 16 de julho de 2025, um conceito pioneiro para a reconstrução do Neustrelitz Schlossturm foi apresentado no distrito cultural de Mecklenburg-Strelitz. O diretor -gerente da MUSEALIS GmbH, Andreas Feddersen, apresentou aos participantes reunidos várias ilustrações do designer Matthias Seifert. Esta apresentação atraiu cerca de 100 partes interessadas na Conferência de Schlossberg, onde as idéias emocionantes para o uso deste edifício histórico estavam em discussão. Infelizmente, o conceito abrangente de uso, que inclui um total de 74 páginas, permanece a portas fechadas na prefeitura de Neustrelitz.

A torre do castelo planejada tem um tópico de museu claramente definido: a história da democracia, especialmente com foco em Mecklenburg-Strelitz. A apresentação continha vários níveis de exposição destinados a apresentar claramente o desenvolvimento histórico da democracia. O térreo servirá como uma área de recepção acessível ao público sem custos de entrada, enquanto os níveis superiores devem ser usados para a respectiva exposição. O piso de vigia no quinto andar também promete vistas impressionantes do Schlosspark e do panorama da cidade Neustrelitz.

Os níveis de exposição em detalhes

Um total de quatro níveis de exposição levará os visitantes em uma jornada através do tempo através do desenvolvimento da democracia em Mecklenburg-Strelitz:

  • Exposição Nível 1: raízes da democracia (até 1918) Os primeiros movimentos democráticos do século XIX são discutidos aqui. As "caixas de palco" interativas permitem que os visitantes descubram valores democráticos por meio de eventos históricos significativos.
  • Exposição Nível 2: Democrata Mecklenburg-Strelitz (1918 a 1933)
    Este nível é dedicado à fase mais turbulento da democracia jovem e é projetado como um parlamento temporário com produções acústicas e elementos interativos.
  • Exposição Nível 3: Ditadura e democracia no século XX aqui o desmantelamento de estruturas democráticas durante o socialismo nacional e a RDA são examinadas. Os visitantes podem escolher entre dois caminhos que ilustram as diferenças entre os sistemas autoritários.
  • Exposição Nível 4: O Laboratório de Democracia Este fórum para reflexão e participação se concentra em perguntas futuras sobre democracia e convida os visitantes a participar ativamente de processos democráticos.

Um destaque adicional representa o planejamento de um "Laboratório Democrático", que deve ser implementado no quarto andar com estações interativas. O “salão amarelo” do castelo Neustrelitz também aumentará novamente de uma forma pequena. As exposições levarão uma área de 200 metros quadrados e garantirão que os visitantes não apenas pareçam, mas também participem - no sentido de experiências interativas.

Perguntas abertas e desafios futuros

Apesar dos planos otimistas, muitas perguntas ainda estão abertas. O historiador Bernd Kasten falará por campanhas eleitorais e violência política em Mecklenburg de 1930 a 1933, enquanto o jornalista Andreas Frost apresentará o primeiro político eleito democraticamente, Erna Weiland. Também as declarações de Henry Tesch, que exigem uma decisão da cidade da Fundação Mecklenburg, bem como do novo presidente da cidade, Max Odebrecht, que enfatiza a necessidade de uma decisão clara, lançam uma sombra no design futuro do projeto.

O conceito para o Neustrelitz Schlossturm poderia muito bem ser um destaque cultural da região, mas também abriga os desafios associados à integração nas exposições existentes no distrito cultural. Resta saber se e como isso será implementado. Para as partes interessadas que desejam aprender mais sobre o conteúdo planejado, o Museu Histórico Alemão fornece a plataforma da IDA, entre outras coisas, que oferece materiais de ensino gratuitamente e permite lidar com a história de forma criativa, o que poderia ser particularmente promissor para o trabalho do Museu Future .

para que continue emocionante em Neustrelitz. A reconstrução da torre do castelo não só poderia se tornar um marco arquitetônico, mas também um lugar de aprendizado e encontro, o que traz vida às raízes democráticas da região de uma maneira vívida. Os responsáveis apenas têm uma boa mão se também incluem a voz dos cidadãos - uma coisa é clara: não há como contornar a decisão de construir a torre do castelo.

Details
OrtNeustrelitz, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)