Dynamo Dresden: Mega multa após tumultos de torcedores em Rostock!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os tumultos no jogo da terceira divisão entre o Hansa Rostock e o Dínamo Dresden, em 22 de fevereiro de 2025, resultaram em multas elevadas para ambos os clubes.

Ausschreitungen beim Drittligaspiel Hansa Rostock gegen Dynamo Dresden am 22. Februar 2025 führen zu hohen Geldstrafen für beide Vereine.
Os tumultos no jogo da terceira divisão entre o Hansa Rostock e o Dínamo Dresden, em 22 de fevereiro de 2025, resultaram em multas elevadas para ambos os clubes.

Dynamo Dresden: Mega multa após tumultos de torcedores em Rostock!

Em 16 de setembro de 2025, o tribunal esportivo da DFB deu seu veredicto sobre os grandes tumultos durante o jogo da terceira divisão entre Hansa Rostock e Dynamo Dresden, ocorrido em 22 de fevereiro de 2025. Os incidentes durante o jogo, que Rostock venceu por 1 a 0, foram caracterizados por confrontos violentos e um conceito de segurança completamente inadequado. O tribunal desportivo decidiu agora que o Dínamo Dresden será multado em 113.450 euros, enquanto o Hansa Rostock, o organizador, receberá uma multa de 135 mil euros. Como relata o Bild.de, os torcedores do Dresden devem responder pelos incidentes ocorridos durante o jogo.

Os motins foram numerosos e extremamente perigosos. Os torcedores visitantes foram alvejados com foguetes pelos torcedores do Rostock, enquanto os torcedores do Dínamo atacaram a polícia com Bengalos. O atraso de 27 minutos no início do segundo tempo também foi causado pelas condições caóticas. Um total de 20 tochas de Bengala e outros tantos fogos de artifício foram acesos. O incidente também chocou os serviços de emergência, pois vários policiais ficaram feridos quando sinalizadores bengalis foram lançados contra eles. Como afirma MDR.de, também houve danos materiais consideráveis: duas janelas de segurança foram destruídas, uma catraca, dois vasos sanitários e um hidrante também foram danificados. Felizmente, os funcionários do posto de socorro não ficaram feridos.

Motins como sinal de alerta

Tal caos não é apenas um incómodo, mas também um sinal de necessidade urgente de acção. A DFB criticou o conceito de segurança inadequado durante os motins, mas só reconhece a importância da segurança até certo ponto. O Hansa Rostock está ameaçado de exclusão parcial de espectadores em dois jogos em casa da terceira divisão, mas inicialmente será suspenso. Há uma reviravolta positiva para o Dínamo Dresden: dos 113.450 euros da multa, até 37.800 euros podem ser utilizados para medidas de segurança ou prevenção da violência se as provas forem fornecidas até 31 de março de 2026. Isto representa uma oportunidade para reconquistar a confiança dos adeptos e prevenir futuros incidentes.

Nos últimos anos, a Federação Alemã de Futebol (DFB) tem trabalhado intensamente num conceito de prevenção da violência denominado “Justo é mais”. Várias medidas destinam-se a reduzir a violência no futebol e a promover uma cooperação respeitosa. As medidas incluem pontos de contacto para casos de violência e discriminação em todas as associações regionais e apoio financeiro a projetos de adeptos. Além disso, o objetivo é detetar incidentes de violência numa fase precoce e tomar medidas eficazes contra os mesmos, conforme descrito num relatório publicado em DFB.de.

Esses incidentes devem servir como um alerta. A responsabilidade por um evento desportivo pacífico não cabe apenas aos clubes, mas também aos próprios adeptos. No futebol, o foco deve estar na diversão do jogo e não no perigo de violência e destruição.