Baixa Saxônia: As universidades buscam o status de elite a partir de 2027!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Baixa Saxónia candidata-se a universidades de excelência. Oldenburg e Bremen cooperam internacionalmente. As oportunidades aumentam até 2027.

Niedersachsen bewirbt sich um Exzellenzuniversitäten. Oldenburg und Bremen kooperieren international. Chancen steigen bis 2027.
A Baixa Saxónia candidata-se a universidades de excelência. Oldenburg e Bremen cooperam internacionalmente. As oportunidades aumentam até 2027.

Baixa Saxônia: As universidades buscam o status de elite a partir de 2027!

As universidades da Baixa Saxónia enfrentam um desafio emocionante: submeteram as suas candidaturas na corrida pelo estatuto de universidade de excelência. O Ministro da Ciência, Falko Mohrs (SPD), está otimista de que a Baixa Saxônia tem boas chances de garantir um dos lugares cobiçados. “As candidaturas são extremamente fortes”, disse o ministro. Para isso, conta com as conquistas de duas grandes universidades e com a cooperação inovadora no país.

Os candidatos incluem a Universidade Leibniz de Hannover, a Escola Médica de Hannover (MHH) e a Universidade Carl von Ossietzky de Oldenburg, em conjunto com a Universidade de Bremen. O foco está no financiamento futuro através de clusters de excelência, que são cruciais para que todos os candidatos sejam reconhecidos como uma universidade de elite. O MHH e a Universidade Leibniz estão a capitalizar os seus sucessos anteriores ao já terem ganho pelo menos dois clusters de excelência. Esses clusters fornecem apoio financeiro para projetos de pesquisa em grande escala.

Caráter internacional da aplicação

Particularmente digno de nota é o pedido de Oldenburg e Bremen, que sublinha o carácter internacional do pedido. Graças a uma colaboração com a renomada Universidade de Groningen, as duas universidades querem dar destaque adicional. Isto não só mostra a vontade de cooperar, mas também a ambição de se tornar visível para além das fronteiras da Baixa Saxónia.

O calendário para a decisão sobre as universidades de excelência já está definido: o início do financiamento está previsto para 1 de janeiro de 2027. Em 2026 serão decididas quais as universidades que beneficiarão do financiamento de excelência. A competição pelas 15 vagas nacionais é acirrada, mas há grande expectativa na Baixa Saxônia. Atualmente não existem universidades de elite em todo o estado, o que aumenta ainda mais a pressão.

apoio do país

“A partir de 2027, a Baixa Saxônia deverá ter pelo menos uma universidade de elite”, enfatiza Mohrs. Ele e o governo estadual apoiam as universidades da melhor maneira possível na competição de excelência. Os planos estratégicos mostram que o Estado aposta no potencial das suas universidades e investe no futuro. Mohrs tem certeza: “Com essas aplicações fortes, estabelecemos uma base excelente”. De acordo com o Süddeutsche Zeitung e Zeit Online as chances para os candidatos da Baixa Saxônia não são ruins.

Os próximos meses serão, portanto, cruciais para as universidades da Baixa Saxónia. Resta saber se os esforços das universidades darão frutos e se uma universidade de elite poderá ocupar o seu lugar no prestigiado círculo de excelência. Mas com uma boa mão e o apoio certo, a Baixa Saxónia poderia realmente atingir novos patamares.