800 anos do Katharineum: Cerimônia com música e convidados de destaque!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Lübeck comemora 800 anos do Katharineum com palestras, concertos e prêmios no concurso de história em 25 de novembro de 2025.

Lübeck feiert 800 Jahre Katharineum mit Vorträgen, Konzerten und Auszeichnungen beim Geschichtswettbewerb am 25.11.2025.
Lübeck comemora 800 anos do Katharineum com palestras, concertos e prêmios no concurso de história em 25 de novembro de 2025.

800 anos do Katharineum: Cerimônia com música e convidados de destaque!

Uma data importante para Lübeck: no dia 25 de novembro de 2025, o Katharineum de Lübeck, o primeiro ramo da Ordem Franciscana no Norte da Alemanha, celebrará o seu 800º aniversário. Fundada originalmente como mosteiro em 1225, a instituição mudou ao longo dos séculos e hoje é uma escola municipal de latim. A transformação do mosteiro ocorreu em 1531 durante a Reforma, tendo o mosteiro encerrado definitivamente em 1542. Tudo isto será hoje homenageado com uma cerimónia a partir das 18 horas. que incluirá palestras, concerto de música histórica e recepção. Os convidados especiais serão uma delegação da Ordem Franciscana de Hamburgo, bem como numerosos ex-alunos, incluindo grandes nomes como Heinrich Mann e Thomas Mann.

As celebrações não são apenas uma retrospectiva da longa história do Katharineum, mas também uma oportunidade para celebrar as conquistas atuais. Três estudantes do Katharineum foram homenageados por suas contribuições notáveis ​​no concurso de história do Presidente Federal. Neste concurso, que há 50 anos incentiva os jovens a pesquisar temas históricos, os vencedores do perfil histórico do primeiro trimestre foram particularmente bem-sucedidos. A cooperação com a biblioteca municipal e os arquivos municipais permitiu um intenso trabalho de pesquisa durante seis meses. Particularmente digna de nota é Mavie Vidal, que conquistou a vitória estadual com seu podcast sobre endereços “bons” e “ruins” em Lübeck e agora continuará a lutar em nível federal.

Os vencedores do prêmio em detalhes

  • Mavie Vidal – Landessiegerin mit einem Preisgeld von 500 Euro. Sie thematisierte in ihrem Podcast die Entstehung des „Rufs“ zahlreicher Stadtteile wie St. Jürgen und Moisling durch Umfragen und Interviews mit Zeitzeuginnen.
  • Henrik Rody – Er erhielt einen Förderpreis von 200 Euro für die Entwicklung einer innovativen interaktiven Stadtführung, die die Veränderungen im Wohnraum des Gründungsviertels über verschiedene historische Epochen hinweg beleuchtet.
  • Merle Buscher – Ebenfalls mit einem Förderpreis ausgezeichnet, gestaltete sie einen Touristenführer über die „Gänge und Höfe der Hansestadt Lübeck“ und spürte den Wohnverhältnissen von alten und armen Menschen nach.

O que não deve ser esquecido em todas estas celebrações são as raízes profundas do Katharineum na história de Lübeck. Em 1616, foi fundada uma biblioteca independente a partir do acervo do mosteiro, das principais igrejas de Lübeck e do conselho, que hoje faz parte da rede de museus de Lübeck. A antiga igreja do mosteiro está aberta ao público como igreja-museu desde 1982.

Graduados proeminentes como Johann Friedrich Overbeck, Werner von Siemens, Theodor Storm e Erich Mühsam deixaram sua marca no Katharineum. A memória dos dois irmãos Mann permanece particularmente memorável: enquanto Heinrich Mann era um aluno brilhante, seu irmão Thomas Mann lutou com as demandas e deixou o Katharineum em 1894, aos 19 anos. Se quiser saber mais sobre a história, você pode visitar Welt e Katharineum. Mais informações também podem ser encontradas em Archive.org, onde a história da Long House pode ser lida.