Prêmio de Proteção Climática 2025: Projetos de Lübeck para um futuro verde homenageados!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 14 de novembro de 2025, Lübeck concedeu o 3º Prêmio de Proteção Climática a projetos inovadores em sustentabilidade e educação ambiental.

Am 14. November 2025 verlieh Lübeck den 3. Klimaschutzpreis an innovative Projekte für Nachhaltigkeit und Umweltbildung.
Em 14 de novembro de 2025, Lübeck concedeu o 3º Prêmio de Proteção Climática a projetos inovadores em sustentabilidade e educação ambiental.

Prêmio de Proteção Climática 2025: Projetos de Lübeck para um futuro verde homenageados!

Ontem, a tão aguardada cerimônia de premiação do 3º Prêmio de Proteção Climática da Fundação Sparkasse, sem fins lucrativos, em Lübeck, aconteceu na Dräger Garage. Cerca de 130 convidados se reuniram para homenagear os premiados e ouvir ideias inspiradoras sobre conservação ambiental. Até ao final de setembro de 2025, tinham chegado ao júri 43 candidaturas, versando sobre inúmeras iniciativas de sustentabilidade e educação ambiental, relata hl-live.de.

O prémio de proteção climática celebrou a sua estreia em cooperação com as empresas de eliminação de resíduos de Lübeck. Este ano o prémio monetário no valor de 10.000 euros foi dividido entre três vencedores. A creche “Haus der kleine Riesen” venceu com o seu conceito inovador de educação nutricional sustentável e foi premiada com 5.000 euros. O segundo lugar, dotado de 3.000 euros, foi para o coletivo KostNix, que tem uma loja gratuita no centro de solidariedade. O terceiro lugar foi para a associação Hanse-Obst, que recebeu 2.000 euros pela sua sala de experiências na natureza em Strukbach. Um prêmio especial também foi concedido ao artista Andreas Darkow, que dá exemplo de proteção ambiental com suas fotos inúteis feitas a partir de resíduos plásticos.

Um quadro cheio de inspiração

A cerimónia de entrega de prémios não foi apenas uma ocasião de honra, mas também uma celebração animada com um grande programa de apoio. Mathias Mucha, diretor da empresa de eliminação de resíduos de Lübeck, impressionou o público como orador principal com as suas palavras poderosas sobre a ligação entre a gestão de resíduos e a proteção climática. O evento foi acompanhado musicalmente por “Love is red” e pelo coro de câmara da Universidade de Lübeck. Além disso, os slammers de poesia Antonia Katzberg e Clara Ege proporcionaram destaques criativos que encantaram os convidados.

O Prémio Proteção Climática é atribuído de dois em dois anos, o que significa que o próximo convite à apresentação de propostas será em 2027. O grande número de projetos apresentados mostra a importância da questão da proteção ambiental para a população de Lübeck.

Em conclusão, o evento não só homenageou os projetos excepcionais, mas também enviou uma mensagem forte: o futuro do ambiente está a ser ativamente moldado em Lübeck. Dadas as atuais alterações climáticas, tais iniciativas são mais importantes do que nunca para promover e viver um estilo de vida sustentável.